Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14377
Tipo: | TCC |
Título: | Identificando dificuldades na resolução de problemas envolvendo números racionais em sua forma fracionária: um estudo de caso com uma turma do 7º ano |
Autor(es): | Nascimento, Ivania Dias |
Primeiro Orientador: | Lima, Givaldo de |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo identificar as dificuldades dos alunos de uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental, ao lidar com situações de resolução de problemas envolvendo os números racionais na forma fracionária. Foi elaborado um questionário, composto de dez questões contextualizadas, envolvendo as operações com frações. Através deste questionário, percebemos onde os alunos sentiram mais dificuldades no momento em que se depararam com questões contextualizadas envolvendo os números fracionários e, assim, buscamos uma maneira para facilitar o processo de aprendizagem, no que diz respeito aos números fracionários, como também, da resolução de problemas. As contribuições desse trabalho, além da síntese teórica, foi divulgar para a comunidade científica, a realidade do ensino da escola na qual foi realizada a pesquisa, bem como ofertar a possibilidade de se refletir sobre o tema da pesquisa com fins de resolução de uma problemática real. Como perspectivas de pesquisas futuras, pode-se haver um planejamento didático de situações que possam se modelar para matematizar um ensino de números fracionários, ligado a contextualizações de situações, para uma maior efetivação do conteúdo para a demanda ao qual ele se destina. Para o desenvolvimento deste trabalho, contamos com o uso de materiais de apoio como: PCN (BRASIL,1998); Fernandes (2008); Júnior e Castrucci (2009); Polya (1995); Van de Walle (2009); entre outros. |
Abstract: | The present work had as objective to identify the difficulties of the students of a class of 7th grade of elementary school, when dealing with situations of problem solving involving rational numbers in fractional form. Was elaborated a questionnaire, composed of ten questions in context, involving the operations with fractions. Through this questionnaire, we realized where students felt more difficulties when encountered with contextualized issues involving fractional numbers and thus seek a way to facilitate the learning process with respect to fractional numbers, as well as troubleshooting. The contributions of this work, in addition to the theoretical synthesis, was spread to the scientific community, the reality of school education in which the research was conducted, as well as offering the possibility to reflect on the topic of research for solving a real problem. As prospects for future research can be a didactic planning of situations that can model for matematizar a teaching of fractional numbers, attached to contextualizações situations, for greater effectiveness of the content to the demand to which it is intended. For the development of this work, we rely on the use of support materials as: PCN (BRAZIL .1998); Fernandes (2008); Junior and Castrucci (2009); PolyA (1995); Van de Walle (2009); among others. |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino Números racionais Mathematics - Study and teaching Rational numbers |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Exatas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14377 |
Data do documento: | 18-Dez-2015 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IDN16022016.pdf | 1,7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons