Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14445
Tipo: TCC
Título: Adição e subtração dos números inteiros: uma proposta de sequência didática
Autor(es): Morais, Valéria Diana Pereira Souza de
Primeiro Orientador: Paiva, Jussara Patrícia Andrade Alves
Resumo: O tema da nossa pesquisa é sobre o uso de materiais manipulativos para o ensino do conjunto dos Números Inteiros, em particular adição e subtração. Para a concretização deste trabalho, utilizamos como referencial teórico os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), autores como Mangili (2007), Meister (2009), Barbosa (2008), Cyrino (2009), Martini (2010), Besen (2006), Silva (2013), Paraíba (2010), PNLD (2011). Para realizarmos esta pesquisa, investigamos alunos que estão cursando o 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, para verificarmos se eles entendem os conceitos que envolve os Inteiros e quais são suas limitações sobre este tema. Utilizamos como metodologia para nos orientar em todo o processo deste trabalho o estudo de caso e a pesquisa participante, os instrumentos de pesquisa que empregamos foram questionários semiestruturados e uma sequência didática que envolvia a manipulação de materiais lúdicos por parte dos discentes. Com a verificação dos resultados, constatamos que a utilização de materiais concretos que tem por objetivo trabalhar a Matemática de uma maneira fora da convencional, de uma forma prazerosa de aprender, torna o aluno um agente participativo em todo o processo de ensino, despertando seu interesse e dando significado ao conteúdo estudado.
Abstract: The theme of our research is on the use of manipulative materials for teaching the set of Integers, here in particular addition and subtraction involving this set of numbers . To achieve this work, we use as theoretical framework the National Curricular Parameters (PCN), authors like Mangili (2007), Meister (2009), Barbosa (2008), Cyrino (2009), Martini (2010), Besen (2006), Silva (2013), Paraíba (2010), PNLD (2011). To accomplish this research , we investigated students who are attending the 8th grade of elementary school to a public school , to check if they understand the concepts involving integers and what are the limitations on this topic . Used as a methodology to guide us throughout the process of this work the case study and participatory research, research tools we use were semi-structured questionnaires and a didactic sequence involving the manipulation of play materials by students . With the verification of the results , we found that the use of concrete materials that aims to work mathematics in a way outside of conventional , in a pleasurable way to learn , the student becomes a participatory agent throughout the process of teaching , awakening their interest and giving meaning to the content studied.
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Matemática (Ensino fundamental)
Adição
Subtração
Mathematics - Study and teaching
Mathematics (Elementary)
Addition
Subtraction
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Exatas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14445
Data do documento: 15-Abr-2014
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VDPSM16052014.pdf1,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons