Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15147
metadata.dc.type: TCC
Title: O lúdico na educação infantil: jogos, brinquedos e brincadeiras no cotidiano escolar
metadata.dc.creator: Lima, Alidiane Barbosa de
metadata.dc.contributor.advisor1: Vasconcelos, Giuliana Cavalcanti
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho aborda a importância do lúdico na Educação Infantil como sendo uma das maneiras fundamentais de se alcançar uma aprendizagem significativa, e tem como objetivo analisar como o educador compreende a inserção da ludicidade no contexto educacional como práticas pedagógicas. Como pergunta de pesquisa foi elaborada a seguinte questão: Qual a aplicabilidade de se introduzir atividades lúdicas no ensino infantil por parte dos professores de uma das escolas do município de Lagoa de Dentro-PB? A partir dessa questão procuramos viabilizar uma melhor compreensão de como o lúdico pode ser um fator relevante as práticas de ensino atualmente. Sendo assim, houve a necessidade de identificar quais são as perspectivas dos educadores em utilizar atividades lúdicas em sala de aula, e de modo específico averiguar a importância do brincar no processo do desenvolvimento infantil e também verificar como os professores planejam as atividades lúdicas para serem trabalhadas com as crianças de educação infantil. Como suporte teórico houve um diálogo com os referentes autores: Kishimoto (2010); Brogére (2002); Friedmann (2014); Moyles (2002), e tantos outros que enfatizaram as suas compreensões e contribuições envolvendo as suas teorias acerca da ludicidade. A partir dos resultados obtidos, foi possível compreender que o lúdico como método de ensino, favorece e contribui de modo significativo para o desenvolvimento da imaginação, criatividade, espontaneidade, atenção e interação da criança, entre tanto outros benefícios, e que, o educador compreende que a inserção do brincar no contexto educacional se torna necessária, visto que, quando brinca, a criança se desenvolve, interpreta o mundo ao seu redor e estabelece relações com o seu próximo, e também reconhece a importância e urgência de utilizar tais ferramentas como auxiliadora da aprendizagem envolvendo os conteúdos lúdicos, mediando conquistas importantíssimas para aquisição do conhecimento, da aprendizagem e do desenvolvimento da criança.
Abstract: The present work deals with the importance of playfulness in Early Childhood Education as one of the fundamental ways to achieve meaningful learning, and aims to analyze how the educator understands the insertion of playfulness in the educational context as pedagogical practices. As a research question the following question was elaborated: What is the applicability of introducing play activities in the teaching of children by the teachers of one of the schools of the municipality of Lagoa de Dentro? From this issue we seek to make possible a better understanding of how the playful can be a relevant factor the teaching practices currently. Thus, there was a need to identify the perspectives of educators to use play activities in the classroom, and specifically to ascertain the importance of playing in the process of child development and also to verify how teachers plan the play activities to be worked with kindergarten children. As a theoretical support there was a dialogue with the referring authors: Kishimoto (2010); Brogére (2002); Friedmann (2014); Moyles (2002), and so many others who have emphasized their understandings and contributions involving their theories about playfulness. Based on the results obtained, it was possible to understand that play as a method of teaching favors and contributes significantly to the development of children's imagination, creativity, spontaneity, attention and interaction, among other benefits, and that the educator understands that the insertion of play in the educational context becomes necessary, since when playing, the child develops, interprets the world around him and establishes relationships with his neighbor, and also recognizes the importance and urgency of using such tools as a learning involving the playful contents, mediating very important achievements for the acquisition of knowledge, learning and development of the child.
Keywords: Educação infantil
Desenvolvimento infantil
Atividades lúdicas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15147
Issue Date: 3-Jun-2019
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ABL03072019.pdf397,23 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons