Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15155
metadata.dc.type: TCC
Title: Recursos tecnológicos na escola: o que pensam as professoras
metadata.dc.creator: Dantas, Ládia Suênia Galdino
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Idelsuite de Sousa
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho monográfico tem como tema central “Recursos tecnológicos na escola: O que pensam as Professoras. A pesquisa teve como objetivo compreender o posicionamento dos professores sobre os recursos tecnológicos na escola. O trabalho fundamentou-se em autores como: Brito (2011); Belloni, (1997); Mercado (1999). A metodologia desse trabalho priorizou uma abordagem qualitativa através de uma pesquisa de campo. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados o questionário, tendo como sujeitos da pesquisa quatro professoras de uma escola municipal. Os resultados indicam que, as professoras não têm amplo domínio sobre o uso de tecnologias digitais em sala de aula. As professoras demonstraram nas respostas que têm dificuldades em relação ao uso de recursos tecnológicos e que não tiveram formações especificas para adequarem o uso da tecnologia ao ensino. Não apresentam relação a temática e o PPP da escola. Revelam que os recursos tecnológicos trazem desafios, mas também oportunizam a interatividade, o compartilhamento de ideias, sobretudo possibilidades de aprendizagens.
Abstract: The present monographic work has as its central theme "Technological resources in school: What teachers think. The aim of the research was to understand the position of teachers on technological resources in school. The work was based on authors such as: Brito (2011); Belloni, (1997); Market (1999). The methodology of this work prioritized a qualitative approach through field research. The questionnaire was used as a data collection instrument, having as subjects of the study four teachers from a municipal school. The results indicate that, teachers do not have extensive mastery over the use of digital technologies in the classroom. The teachers demonstrated in the answers that they have difficulties in relation to the use of technological resources and that they did not have specific formations to adapt the use of the technology to the teaching. They are not related to the subject and the PPP of the school. They reveal that technological resources bring challenges, but also provide opportunities for interactivity, sharing of ideas, and learning possibilities.
Keywords: Escola - recursos tecnológicos
Professoras - recursos tecnológicos
Ensino - aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15155
Issue Date: 11-Dec-2018
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LSGD03072019.pdf408,52 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons