Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16261
Tipo: | TCC |
Título: | Competência socioemocional: analisando a perspectiva paradigmática da Base Nacional Comum Curricular |
Autor(es): | Freire, Lilianara dos Santos |
Primeiro Orientador: | Gonçalves, Catarina Carneiro |
Resumo: | Cada vez mais o debate sobre a dimensão relacional dos sujeitos adentra o cenário educacional, reconhecendo-se que a escola é um lócus privilegiado para que estudantes possam aprender a conviver. Neste contexto, em 2017 foi publicado em território brasileiro a Base Nacional Curricular Comum - BNCC, explorando os direitos de aprendizagem e as competências necessárias aos educandos na contemporaneidade. Considerando a importância deste documento e, ainda, a relevância de uma formação socioemocional, este estudo objetivou analisar as competências gerais da BNCC, a fim de identificar a existência de um trabalho socioemocional. Sendo construído numa proposta metodológica qualitativa, do tipo análise documental, o presente estudo considerou as dez competências gerais e, através de uma análise de conteúdo, investigou o conteúdo latente. Os resultados indicam uma ampla valorização das competências socioemocionais, com ênfase para a dimensão do engajamento com os outros. Isso indica, portanto, um reconhecimento da escola como fórum privilegiado de convivência e, portanto, de sua aprendizagem. |
Abstract: | Increasingly, the debate about the relational dimension of subjects enters the educational scenario, recognizing that the school is a privileged locus for students to learn to live with. In this context, in 2017 was published in Brazilian territory the Common National Curriculum Base - BNCC, exploring the learning rights and skills required for learners in contemporary times. Considering the importance of this document and the relevance of socio-emotional training, this study aimed to analyze the general competencies of the BNCC in order to identify the existence of socio- emotional work. Being built on a qualitative methodological proposal, such as document analysis, the present study considered the ten general competences and, through a content analysis, investigated the latent content. The results indicate a broad appreciation of socio-emotional skills, with emphasis on the dimension of engagement with others. This indicates, therefore, a recognition of the school as a privileged forum for coexistence and, therefore, of its learning. |
Palavras-chave: | Competência socioemocional Escola Base Nacional Comum Curricular |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16261 |
Data do documento: | 1-Out-2019 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LSF07102019.pdf | 656,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons