Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16267
metadata.dc.type: TCC
Title: Leitura e contação de histórias na educação infantil: uma experiência com crianças do infantil IV
metadata.dc.creator: Nascimento, Vanessa Ferreira do
metadata.dc.contributor.advisor1: Silveira, Maria Claurênia Abreu de Andrade
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aborda a temática Leitura e Contação de História, no âmbito da Educação Infantil. Tem por objetivo realizar atividades de contação de histórias, com crianças, na EEBAS, avaliando as possibilidades que a contação de histórias oferece no âmbito da Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa-ação, apoiada por bibliografia específica, complementada por ações leitoras com as crianças participantes de atividades de leitura e contação de histórias. Essas ações realizadas no campo de pesquisa foram registradas, analisadas e apresentadas em um relato dessa experiência vivida durante a participação no Programa Residência Pedagógica, em uma turma do Infantil IV, na Escola de Educação Básica da Universidade Federal da Paraíba – UFPB Campus I. As principais fontes teóricas utilizadas foram: Bakhtin (1997), Bettelheim (2002), Cavalcanti (2002), Cadermatori (2010), Silva (2002), Gil (2008), Koch (2001), Silva (2009), Silva (2015), além do documento institucional intitulado Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O estudo realizado conclui que realizar atividades planejadas de leitura e contação de histórias no âmbito da Educação infantil contribui para o desenvolvimento da criança, uma vez que torna o aprendizado mais significativo, considerando as reações das crianças durante a pesquisa, demonstrando autonomia crescente, na participação nas ações leitoras realizadas no período da pesquisa aqui mencionada.
Abstract: This Course Conclusion work (TCC) addresses the thematic Reading and Storytelling, in the envionement of Childhood Education. It has as aim to perform storytelling activities with children in EEBAS, to evaluate as possibilities of storytelling offered in the scope of Early Childhood Education. One treat of a research action, supported by the specific bibliography, complemented by readers' actions with participants children in the reading and story activities. Those actions realized in the research field were recorded, analyzed and reproduced in an experience lived during the participation in the Pedagogical Residency Program, in a class of IV Kindgarten, at the School of Basic Education of the Federal University of Paraíba - UFPB Campus I. The main theoretical sources used were : Bakhtin (1997), Bettelheim (2002), Cavalcanti (2002), Cadermatori (2010), Silva (2002), Gil (2008), Koch (2001), Silva (2009), Silva (2015), in addition to the institutional document entitled Common Curriculum National Base (BNCC). The executed study concludes that performing planned reading and storytelling activities in the scope of early childhood education contributes to the child's development, once that turns the learning more meaningful, considering children's assessments during a research, demonstrating the accomplishment continuous in participation in the reading actions carried out during the research period mentioned here.
Keywords: Educação infantil
Leitura
Contação de histórias
Oficinas pedagógicas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16267
Issue Date: 30-Sep-2019
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VFN08102019.pdf1,02 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons