Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16268
Tipo: TCC
Título: A prática docente do professor de alunos autistas no ensino fundamental
Autor(es): Costa, Thalita Janaína de Souza
Primeiro Orientador: Ramos, Isolda Ayres Viana
Resumo: Este trabalho teve por objetivo investigar a prática docente do professor de alunos autistas no Ensino Fundamental. Com isto, pode-se trazer uma reflexão e conhecimento quanto ao Transtorno Espectro Autista (TEA) no que diz respeito à fase de diagnóstico com consequente intervenção adequada para um processo correto de reabilitação, com base nos avanços científicos. De posse de suas características patológicas, pode-se elencar práticas utilizáveis pertinentes a eles, para garantir um espaço educativo inclusivo. O método escolhido foi o questionário, ocasião em que foram selecionados 5 participantes com capacidade de fornecer as informações necessárias utilizando instrumento para a pesquisa de profundidade, aplicado aos pesquisados para coletar dados que indicassem as formas de diagnóstico e intervenção, com o propósito de ajudar o aluno autista na Educação Fundamental, identificando pontos fortes de modo a permitir atenuar suas fragilidades para o afastamento de uma postura ainda mais excludente e aproximar a um relacionamento respeitável e respeitoso no ambiente escolar, seja ele público ou privado. Sobre os resultados, analisando o que foi apresentado e pesquisado durante todo o trabalho, foi de suma importância para a reflexão sobre os problemas ainda existentes, e a falta de capacitação dos professores, que muitas vezes não sabem qual melhor método usar, para assim, promover a aprendizagem significativa desses alunos. Durante a resolução do questionário, foram unânimes em responder “NÃO” quando perguntados se haviam tido treinamento para trabalhar com crianças com TEA, e com isto, observou-se o despreparo por parte dos profissionais das escolas e, concomitante, de muitos professores que sequer tem conhecimento sobre o tema, de forma que não saberão como ajudar seu aluno promovendo assim, uma integração superficial dentro da sala de aula e nos demais espaços escolares. Uma constatação a que se chega é que todos os métodos são válidos, mas com um elemento decisivo para que ele interaja com o ambiente: a afetividade, na educação já é um importante componente entre professor – aluno e também, aluno – professor para, através deste vínculo, garantir o seu desenvolvimento em todas as áreas da aprendizagem.
Abstract: This study aimed to investigate the teaching practice of teachers of autistic students in elementary school. With this, it is possible to bring a reflection and knowledge about Autistic Spectrum Disorder (ASD) regarding the diagnosis phase with consequent adequate intervention for a correct rehabilitation process, based on scientific advances. With their pathological characteristics, usable practices relevant to them can be listed to ensure an inclusive educational space. The chosen method was the questionnaire, in which 5 participants were selected with the ability to provide the necessary information using an instrument for depth research, applied to the respondents to collect data indicating the forms of diagnosis and intervention, with the purpose of helping the patient. autistic student in elementary education, identifying strengths in order to mitigate their weaknesses to move away from an even more exclusionary posture and approach a respectable and respectful relationship in the school environment, whether public or private. On the results, analyzing what was presented and researched throughout the work, was of paramount importance to reflect on the problems that still exist, and the lack of training of teachers, who often do not know which method to use, to do so. promote meaningful learning for these students. During the resolution of the questionnaire, they were unanimous in answering “NO” when asked if they had been trained to work with children with ASD, and with this, there was the unpreparedness on the part of school professionals and, concomitantly, many teachers who did not even have knowledge about the subject, so they will not know how to help your student thus promoting a superficial integration within the classroom and other school spaces. One finding is that all methods are valid, but with a decisive element for it to interact with the environment: affectivity, in education is already an important component between teacher - student and also, student - teacher to, through this link, ensure their development in all areas of learning.
Palavras-chave: Autismo
Prática docente
Programas de intervenção
Educação especial
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16268
Data do documento: 1-Out-2019
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TJSC09102019.pdf1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons