Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16308
metadata.dc.type: TCC
Title: Recursos e estratégias pedagógicas para a inclusão de uma criança com baixa visão na educação infantil
metadata.dc.creator: Silva, Lidiane Paulino da
metadata.dc.contributor.advisor1: Massaro, Munique
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho consiste em uma pesquisa de intervenção, realizado através de uma pesquisa qualitativa e, tendo como campo de pesquisa um Centro de Referência em Educação Infantil da Rede Municipal de João Pessoa, envolvendo uma criança com deficiência visual - baixa visão - de quatro anos de idade. Foi utilizada para a análise da temática em estudo uma revisão bibliográfica, com o objetivo de caracterizar as necessidades de uma criança com baixa visão. Além disso, foram adaptados recursos e estratégias mediadores de aprendizagem para o desenvolvimento integral da criança com deficiência visual na Educação Infantil. Foram realizadas intervenções e implementado recursos e estratégias pedagógicas, analisando quais são os impactos no desenvolvimento desta criança. Para tanto, verificou-se que a criança, independente da sua condição física, se tiver um ambiente acolhedor de qualidade, que supra suas necessidades e amplie suas possibilidades, seu desenvolvimento integral ocorrerá, e sua aprendizagem será mais significativa.
Abstract: The present work consists of an intervention research,conducted through a qualitative research and having as research field a Reference Center in Early Childhood Education of the João Pessoa, involving a child with visual impairment - low vision - four years old deity. A bibliographic review was used for the analysis of the theme under study, aiming to characterize the needs of a child with low vision. In addition, learning resources and mediating strategies have been adapted for the integral development of visually impaired children in early childhood education. Interventions were performed and pedagogical resources and strategies were implemented, analyzing what are the impacts on the development of this child. Therefore, it was found that the child, regardless of his physical condition, if he has a welcoming environment of quality that meets his needs and expands his possibilities, his integral development will occur, and his learning will be more significant.
Keywords: Educação infantil
Educação especial
Baixa visão
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16308
Issue Date: 25-Sep-2019
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LPS07102019.pdf1,5 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons