Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16313
Tipo: | TCC |
Título: | O uso da LIBRAS na educação infantil: uma experiência inclusiva no Projeto Aponte |
Autor(es): | Cananéa, Leandro Batista |
Primeiro Orientador: | Santiago, Sandra Alves da Silva |
Resumo: | O presente trabalho teve por objetivo geral analisar o uso da Libras como instrumento de inclusão e de estimulação ao desenvolvimento no âmbito da Educação Infantil. Por objetivos específicos destacamos; compreender a educação infantil no cenário das políticas educacionais brasileira; discutir a presença do estudante surdo no contexto da educação infantil; avaliar os impactos do uso da Libras no desenvolvimento de habilidades básicas, tais como: atenção, interação, outras linguagens, iniciativa\autonomia, curiosidade e motricidade fina. Para tanto, fez uso de uma metodologia qualitativa, por meio da pesquisa-ação, cujos instrumentos de coleta de dados foram: registro em diário de campo, intervenções didáticas em Libras e análise dos PAEI, protocolos de uso do Projeto Aponte, instituição de educação infantil que atende crianças carentes do bairro das Indústrias na cidade de João Pessoa, Paraíba. Os resultados demonstraram que, de fato, a Libras é um importante instrumento de inclusão, pois envolveu não apenas as crianças nesse aprendizado, mas, motivou os educadores para a aprendizagem da Libras. Além disso, também evidenciamos que ela pode ser muito eficaz no desenvolvimento de outras habilidades importantes ao universo infantil. |
Abstract: | The present work aimed to analyze the use of Libras as an instrument of inclusion and development stimulation in the context of early childhood education. By specific objectives we highlight; understand early childhood education in the Brazilian educational policy scenario; discuss the presence of the deaf student in the context of early childhood education; To evaluate the impacts of the use of Libras on the development of basic skills, such as attention, interaction, other languages, initiative \ autonomy, curiosity and fine motor skills. To this end, it made use of a qualitative methodology, through action research, whose data collection instruments were: field journaling, didactic interventions in Libras and analysis of PAEI, protocols of use of the Aponte Project, educational institution. child caring for underprivileged children of the neighborhood of Industries in the city of João Pessoa, Paraíba. The results showed that, in fact, Libras is an important instrument of inclusion, as it involved not only children in this learning, but motivated educators to learn Libras. In addition, we also show that it can be very effective in developing other skills important to the child universe. |
Palavras-chave: | Educação infantil Inclusão escolar Surdez LIBRAS |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16313 |
Data do documento: | 26-Set-2019 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LBC04102019.pdf | 893,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons