Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16675
Tipo: TCC
Título: DIA DOS NAMORADOS: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO DAS PROPAGANDAS DE COSMÉTICOS DO O BOTICÁRIO E NATURA
Autor(es): SANTOS, ALISSON BRUNO DO NASCIMENTO
Primeiro Orientador: Silva, Henrique Miguel de Lima
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar as propagandas do dia dos namorados de duas empresas de cosméticos – O Boticário e Natura – a partir da teoria dialógica do discurso. De forma mais específica, buscamos compreender a) como se dá a construção de gênero nas propagandas; b) quais conceitos de relações afetivas são veiculados nas propagandas do Boticário e da Natura e, por fim, analisar dialogicamente como se dá o processo de interação entre propaganda e público alvo. Dessa maneira, partimos da hipótese de que as empresas de cosméticos selecionadas nesta pesquisa incluíram a questão da homoafetividade para ter mais um público alvo, em termos de consumo, e por ser uma discussão bastante atual e pertinente à sociedade contemporânea. Neste sentido, a referida pesquisa justifica-se por analisar como este discurso é constituído e quais os possíveis efeitos de sentidos decorrentes da mesma na temática atual. Optamos pela pesquisa estudo de caso, com viés dedutivo e análise qualitativa dos discursos em questão. Fundamentamos nossa pesquisa em Bakhtin (2009), Fiorin (2006), Sandman (2001), dentre outros que promovem reflexões sobre a análise dialógica do discurso.
Abstract: This research aims to analyze the Valentine's Day advertisements of two cosmetic companies - O Boticário and Natura - from the dialogical theory of discourse. More specifically, we seek to understand a) how gender construction in advertising takes place; b) Which concepts of affective relationships are conveyed in Boticario and Natura advertisements and, finally, to analyze dialogically how happens the process of interaction between advertising and target audience. Thus, we go from the hypothesis that the cosmetics companies selected in this research include the issue of homoaffectivity to have more target audiences, terms of consumption and a very current and pertinent discussion for contemporary society. In this sense, the referred research is justified by analyzing how this discourse is constituted and what are the possible effects of the senses of the same current theme. We opted for the case research, with deductive and qualitative analysis of the speeches in question. We base our research on Bakhtin (2009), Fiorin (2006), Sandman (2001), among others who promote reflections on a dialogical discourse analysis.
Palavras-chave: Propaganda.
Gênero.
Análise Dialógica do Discurso
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16675
Data do documento: 15-Out-2019
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ABNS09092019.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.