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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17563
Tipo: TCC
Título: Educação escolar quilombola na educação infantil: um olhar sobre as práticas pedagógicas em uma escola quilombola no município de João Pessoa-PB
Autor(es): Reis, Michelle Cristine de Paula Silva
Primeiro Orientador: Costa, Ricardo de Carvalho
Resumo: Este trabalho tem como finalidade, entender de que forma a Educação Escolar Quilombola - EEQ está inserida nas práticas pedagógicas na Educação Infantil em uma escola quilombola. Para tanto, tem como objetivo geral, investigar as práticas pedagógicas voltadas para a Educação Escolar Quilombola na Educação Infantil em uma escola quilombola. E como objetivos específicos: identificar as práticas pedagógicas para a Educação Escolar Quilombola utilizadas em sala de aula; descrever as práticas pedagógicas identificadas; identificar os desafios e possibilidades para a Educação Escolar Quilombola na Educação Infantil. Para atingir tais objetivos, realizou-se um caminho metodológico de abordagem qualitativa com procedimento bibliográfico e documental que encontrou embasamento em teóricos como Batista (2007 e 2009), Caldart (2002, 2012 e 2015), Lima (2013), Minayo (2002), Molina (2015), Veiga (1995), Onofre (2014), entre outros; como também nos documentos oficiais, como leis, decretos e resoluções educacionais, principalmente as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola-DCNEEQ; realizou-se também uma pesquisa empírica tendo como sujeitos duas professoras da Educação Infantil da escola pesquisada, onde os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram o questionário e a entrevista semiestruturada. Após a coleta dos dados, estes, foram analisados e interpretados a partir da análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Nos resultados, concluímos que a EEQ está sendo evidenciada na Educação Infantil a partir de práticas pedagógicas lúdicas permeadas pela realidade que são escolhidas e preparadas a partir das necessidades observadas em sala de aula, como o combate ao preconceito, respeito as diferenças, construção da identidade étnico-racial, formação da autoestima, sentimento de pertencimento e fortalecimento da cultura afrodescendente. Entretanto, este é apenas o primeiro passo para a construção da identidade étnico-racial que é um dos objetivos da EEQ. Logo, está precisa ser trabalhada e reforçada em todos os anos seguintes.
Abstract: This Undergraduate final project aims to understand in which way Quilombola Schooling – EEQ in Portuguese – is inserted into pedagogical practices in a quilombola school’s child education. Its main goal is to investigate pedagogical practices aimed at Quilombola Schooling on a quilombola school’s child education. Its specific goals are to: identify the pedagogical practices for Quilombola Schooling used in classrooms; describe the identified pedagogical practices; identify the challenges and possibilities for Quilombola Schooling on Child Education. To reach said goals, a methodological path of qualitative approache with bibliographical and documentary procedures was used, which found basis in theoreticians such as Batista (2007/2009), Caldart (2002/2012/2015), Lima (2013), Minayo (2002), Molina (2015), Veiga (1995), Onofre (2014), among others; as well as official documents, such as laws, decrees and educational resolutions, mainly the National Curricular Guidelines for Quilombola Schooling-DCNEEQ in Portuguese; empirical research was also done, having as its subjects two Child Education teachers from the researched school, where the instruments used for data collection were the questionnaire and the half-structured interview. After the collection of data, these were analyzed and interpreted through the analysis of content proposed by Bardin (1977). In the results, it is concluded that Quilombola Schooling is being evidenced in Child Education from ludic pedagogical practices permeated through the reality in which they are chosen and prepared from the necessities observed in class, such as the fight against prejudgement, respect to differences, Building of ethnic-racial identities, self-esteem formation, creation of the feeling of belonging and strengthening afro-descendant culture. However, this is merely the first step for the construction of ethnic-racial identities, which is one of Quilombola Schooling’s goals.Thus, this must be worked on and reinforced in all following years.
Palavras-chave: Educação escolar quilombola
Práticas pedagógicas
Educação infantil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação do Campo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17563
Data do documento: 3-Abr-2020
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

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