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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17717
Tipo: TCC
Título: A música na educação infantil: do olhar ingênuo à prática pedagógica fundamentada
Autor(es): Pessoa, Maria Cláudia Lisbôa
Primeiro Orientador: Amorim, Ana Luisa Nogueira de
Resumo: Os documentos curriculares da educação brasileira indicam a necessidade do uso de múltiplas linguagens para o desenvolvimento integral da criança e garantia, a este sujeito de direitos, de uma educação de qualidade. Desta maneira, a música na Educação Infantil corresponde a uma forma de linguagem e fonte de conhecimento a ser explorado. Inicialmente, este trabalho buscou compreender teoricamente o uso da música como ferramenta pedagógica na Educação Infantil. A partir disso, foi analisada a experiência vivida em uma turma de crianças do Pré I (faixa etária de 4 a 5 anos), por meio do estágio supervisionado não obrigatório realizado em instituição da rede privada de ensino de João Pessoa/PB. A metodologia adotada consistiu em uma breve revisão bibliográfica a fim de fundamentar as análises das experiências, evidenciando os aspectos importantes acerca da prática realizada. O uso da música nesta turma permitiu o estabelecimento de interações em um ambiente lúdico e socializante de compartilhamento de danças ou letras musicais, porém a vinculação dessas atividades às práticas de iniciação alfabetizante não estavam alinhadas com o que dispõem os documentos oficiais. De acordo com o RCNEI (BRASIL, 1998), os trabalhos com músicas folclóricas regionais, brincadeiras, cantigas de roda e instrumentos sonoros com materiais recicláveis, constituem alternativas viáveis a serem exploradas que permitem o desenvolvimento infantil a partir de novas perspectivas, ampliando a compreensão de mundo. A partir da produção deste trabalho podemos elucidar a postura docente naquilo que tange ao atendimento das disposições educacionais, compreendendo a imprescindibilidade ao atendimento dos direitos sociais infantis.
Abstract: The curricular documents of Brazilian education indicate the need for the use of multiple languages for the integral development of the child and guarantee, to this subject of rights, a quality education. In this way, music in Early Childhood Education corresponds to a form of language and source of knowledge to be explored. Initially, this work sought to theoretically understand the use of music as a pedagogical tool in Early Childhood Education. From this, the experience of a group of Pre I children (age group 4 to 5 years old) was analyzed, through the non-mandatory supervised internship carried out in an institution of the private school in João Pessoa / PB. The methodology adopted consisted of a brief bibliographic review in order to support the analysis of the experiences, highlighting the important aspects of the practice performed. The use of music in this class allowed the establishment of interactions in a playful and socializing environment for the sharing of dances or musical lyrics, however, the linking of these activities to literacy initiation practices were not in line with the official documents. According to RCNEI (BRAZIL, 1998), works with regional folk songs, games, circle songs and sound instruments with recyclable materials, are viable alternatives to be explored that allow child development from new perspectives, expanding understanding of the world. From the production of this work, we can elucidate the teaching posture in what concerns the fulfillment of educational provisions, including the indispensability to fulfill children's social rights.
Palavras-chave: Educação infantil - música
Criança - música
Música - sala de aula
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17717
Data do documento: 6-Abr-2020
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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