Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17778
Tipo: TCC
Título: A grandeza tempo nos anos iniciais do ensino fundamental: quais saberes os discentes dispõem?
Autor(es): Justino, Ana Rita Lima da Silva
Primeiro Orientador: Azerêdo, Maria Alves de
Resumo: A presente pesquisa se insere no contexto do ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, abordando o eixo das Grandezas e Medidas, especificamente no que tange à grandeza Tempo. Desta maneira, nosso objetivo geral foi analisar os conhecimentos de alunos do 4º ano, do Ensino Fundamental I, acerca da grandeza tempo, considerando o desempenho de duas turmas de escolas diferentes. Para tanto, busca discutir sobre o que se tem pesquisado e divulgado sobre esse tema, identificando também nos documentos curriculares as orientações propostas para o ensino dessa temática. A metodologia de caráter qualitativo envolveu a aplicação de um diagnóstico em duas turmas do 4º ano de escolas públicas. Os resultados indicaram que embora esteja no cotidiano dos alunos, a grandeza tempo é pouco explorada e problematizada. É necessário que essa temática seja melhor explorada em sala de aula, com planejamento de acordo como os documentos curriculares, articulando com o cotidiano do alunado.
Abstract: The present research is inserted in the context of the teaching of Mathematics in the early years of Elementary School, addressing the axis of Quantities and Measures, specifically with regard to Greatness Time. In this way, our general objective was to analyze the knowledge of 4th grade students, from Elementary School I, about the greatness of time, comparing the performance of two classes from different schools. To this end, we will seek to discuss what has been researched and disseminated on this topic, also identifying in the curriculum documents the guidelines proposed for teaching this theme. The qualitative methodology involved the application of a diagnosis in two classes of the 4th year of schools with different performance indexes. The results indicated that one class did better than another, but it is clear that although it is part of the students' daily lives, the greatness of time is little explored and problematized. It is necessary that this theme is better explored in the classroom, with planning according to the curricular documents, articulating with the student's daily life.
Palavras-chave: Ensino - matemática
Ensino fundamental - matemática
Matemática - grandezas
Matemática - medidas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17778
Data do documento: 6-Abr-2020
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARLSJ09072020.pdf1,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons