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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19450
Tipo: TCC
Título: Alfabetização histórico-crítica: uma outra via de ensino
Autor(es): Costa, Fernanda Hellen Gomes Vieira da
Primeiro Orientador: Baptista, Maria das Graças de Almeida
Resumo: Na atualidade, as teorias que têm orientado a formação inicial e continuada quanto ao tema da alfabetização ora caminham no sentido do construtivismo, ora no do letramento. A presente pesquisa tem como objetivo geral defender uma proposta de aquisição inicial da leitura e da escrita na perspectiva histórico-crítica como possibilidade de acesso do sujeito ao conhecimento crítico. Para o desenvolvimento do trabalho são apresentadas as perspectivas hegemônicas, construtivista e de letramento, e a contra-hegemônica, histórico-crítica, sinalizando, dialeticamente, o movimento histórico do processo de alfabetização no Brasil e no mundo. A emersão do letramento no cenário educacional, conciliado ao pensamento construtivista de alfabetização possibilita problematizarmos o fato de tais perspectivas não apresentarem em seus fundamentos e suas finalidades o compromisso com uma educação aliada à luta de classes e que possa atuar em direção à superação da sociedade capitalista. A partir dessa perspectiva crítica e de sua ênfase na importância do acesso aos conhecimentos científicos, compreendemos que, no processo de viabilizar a apropriação da leitura e da escrita, é necessário intencionalidade e uma organização do ensino que articule conteúdo, forma e destinatário. Assim, poderemos desenvolver esses conhecimentos com os/as alunos/as, especialmente os/as das camadas populares. Para o desenvolvimento da presente investigação, a pesquisa segue a abordagem qualitativa e exploratória de cunho bibliográfico, tendo o materialismo histórico dialético como método. Nesse sentido, recorremos aos seguintes referenciais teóricos: Coelho (2016); Brotto (2013); Dangió e Martins (2015); Ferreiro e Teberosky (1999); Kleiman (2007); Marsiglia e Saviani (2017); Marsiglia (2011); Mendonça e Mendonça (2011); Mortatti (2006); Soares (2004, 2012, 2016, 2017); Saviani (2013, 2019); Vigotski (2007); Baptista (2012) e Terra (2013). Como resultado principal apontamos que somente com uma proposta pedagógica de aquisição inicial da leitura e da escrita, enquanto processo de apropriação do conhecimento (elementos culturais) produzido e acumulado historicamente pela humanidade, podemos possibilitar uma educação crítica, revolucionária e emancipadora. Dessa forma, defendemos a concepção histórico-crítica como uma via contra-hegemônica orientadora do processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Alfabetização
Construtivismo
Letramento
Pedagogia - histórico-crítica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19450
Data do documento: 9-Dez-2021
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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