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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19450
Tipo: | TCC |
Título: | Alfabetização histórico-crítica: uma outra via de ensino |
Autor(es): | Costa, Fernanda Hellen Gomes Vieira da |
Primeiro Orientador: | Baptista, Maria das Graças de Almeida |
Resumo: | Na atualidade, as teorias que têm orientado a formação inicial e continuada quanto ao tema da alfabetização ora caminham no sentido do construtivismo, ora no do letramento. A presente pesquisa tem como objetivo geral defender uma proposta de aquisição inicial da leitura e da escrita na perspectiva histórico-crítica como possibilidade de acesso do sujeito ao conhecimento crítico. Para o desenvolvimento do trabalho são apresentadas as perspectivas hegemônicas, construtivista e de letramento, e a contra-hegemônica, histórico-crítica, sinalizando, dialeticamente, o movimento histórico do processo de alfabetização no Brasil e no mundo. A emersão do letramento no cenário educacional, conciliado ao pensamento construtivista de alfabetização possibilita problematizarmos o fato de tais perspectivas não apresentarem em seus fundamentos e suas finalidades o compromisso com uma educação aliada à luta de classes e que possa atuar em direção à superação da sociedade capitalista. A partir dessa perspectiva crítica e de sua ênfase na importância do acesso aos conhecimentos científicos, compreendemos que, no processo de viabilizar a apropriação da leitura e da escrita, é necessário intencionalidade e uma organização do ensino que articule conteúdo, forma e destinatário. Assim, poderemos desenvolver esses conhecimentos com os/as alunos/as, especialmente os/as das camadas populares. Para o desenvolvimento da presente investigação, a pesquisa segue a abordagem qualitativa e exploratória de cunho bibliográfico, tendo o materialismo histórico dialético como método. Nesse sentido, recorremos aos seguintes referenciais teóricos: Coelho (2016); Brotto (2013); Dangió e Martins (2015); Ferreiro e Teberosky (1999); Kleiman (2007); Marsiglia e Saviani (2017); Marsiglia (2011); Mendonça e Mendonça (2011); Mortatti (2006); Soares (2004, 2012, 2016, 2017); Saviani (2013, 2019); Vigotski (2007); Baptista (2012) e Terra (2013). Como resultado principal apontamos que somente com uma proposta pedagógica de aquisição inicial da leitura e da escrita, enquanto processo de apropriação do conhecimento (elementos culturais) produzido e acumulado historicamente pela humanidade, podemos possibilitar uma educação crítica, revolucionária e emancipadora. Dessa forma, defendemos a concepção histórico-crítica como uma via contra-hegemônica orientadora do processo de ensino e aprendizagem. |
Abstract: | No abstract |
Palavras-chave: | Alfabetização Construtivismo Letramento Pedagogia - histórico-crítica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19450 |
Data do documento: | 9-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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