Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20257| Tipo: | TCC |
| Título: | O brincar e a aprendizagem da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental |
| Autor(es): | Farias, Mariana Pereira de |
| Primeiro Orientador: | Souza, Thaís Oliveira de |
| Resumo: | Este estudo teve o objetivo principal refletir sobre o uso da ludicidade no processo de ensino aprendizagem da matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Assim buscamos compreender como o uso de jogos pode contribuir no processo de ensino aprendizagem da matemática e discutir sobre a importância e o uso efetivo do lúdico em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, sendo realizada uma pesquisa de campo. Para coleta de dados utilizamos um questionário. Este estudo é importante para avaliar como se dá o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, tendo como principal foco a ludicidade nesse período de ensino, buscando abordar esse assunto a partir de fundamentos teóricos, como a epistemologia genética de Piaget e relatos de estudiosos sobre o tema. Verificamos que a ludicidade é essencial para o ensino da matemática, principalmente se voltamos para a faixa etária discorrida no presente trabalho. Desse modo, através da análise dos dados, verificamos que as professoras entrevistadas valorizam em seus discursos a ludicidade no ensino da matemática, porém, relatam desafios e dificuldades em suas práticas, como falta de recursos didáticos, a escassez da liberdade para o brincar, etc. Concluímos realçando a importância de se trabalhar esse tema por ser algo que ainda precisa ser melhorado e valorizado, pois a melhor maneira de a criança aprender é brincando. Esperamos que este trabalho possa contribuir com o brincar e a aprendizagem da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, assim respeitar o tempo da criança valorizando e respeitando a diversidade de formas e ritmos de aprender. |
| Abstract: | This study had the main objective to reflect on the use of playfulness in the teaching-learning process of mathematics in the first years of elementary school. Thus, we seek to understand how the use of games can contribute to the teaching-learning process of mathematics and discuss the importance and effective use of play in the classroom. It is a qualitative, exploratory research, being carried out a field research. For data collection we use a questionnaire. This study is important to assess how mathematics is taught in the early years of elementary school, with the main focus on playfulness in this teaching period, seeking to approach this subject from theoretical foundations, such as Piaget's genetic epistemology and reports from scholars on the topic. We found that playfulness is essential for the teaching of mathematics, especially if we go back to the age group discussed in this work. Thus, through data analysis, we found that the interviewed teachers value in their speeches the playfulness in teaching mathematics, however, they report challenges and difficulties in their practices, such as lack of teaching resources, lack of freedom to play, etc . We conclude by emphasizing the importance of working on this theme as it is something that still needs to be improved and valued, as the best way for children to learn is by playing. We hope that this work can contribute to playing and learning mathematics in the early years of elementary school, thus respecting the child's time, valuing and respecting the diversity of ways and rhythms of learning. |
| Palavras-chave: | Ensino fundamental Matemática Ludicidade |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20257 |
| Data do documento: | 24-Jun-2021 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MPF28062021.pdf | 516,46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
