Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20422| Tipo: | TCC |
| Título: | Ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental no contexto das aulas remotas |
| Autor(es): | Sousa Filho, Valmir Diolino de |
| Primeiro Orientador: | Varella, Vinicius Martins |
| Resumo: | A presente pesquisa objetivou analisar a prática docente no ensino de matemática a partir do ensino remoto nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, traçamos como objetivos específicos i) identificar o uso de tecnologias nas aulas de Matemática durante as aulas remotas; ii) apontar as atividades propostas para o aprendizado de Matemática dos alunos do 1º e 5º ano do Ensino Fundamental e; iii) relatar o que as professoras do 1º e 5º ano do Ensino Fundamental compreendem sobre o ensino de Matemática de modo remoto. Assim, questionamos: É possível levar o aluno a refletir sobre os conteúdos de Matemática de maneira virtual? De que forma acontece a utilização da tecnologia nas aulas remotas de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Para fundamentar teoricamente nossa pesquisa utilizamos Alves e Sommerhalder (2011), Moreira e Dias (2010) Serafim e Sousa (2011), BNCC (2017), PNAIC (2014), PCN’s – Matemática (1997) entre outros. A metodologia usada observou as técnicas de um estudo de caso, com natureza empírica, caráter qualitativo, seguindo uma estratégia investigativa para observar 10 aulas de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal da cidade de Coremas- PB, sendo 5 aulas de uma professora do 1º ano e 5 aulas de uma professora do 5º ano. Em vista de nossas análises, constatamos, entre outras, que existem diversos problemas relacionados ao ensino de Matemática no contexto de aulas remotas como instabilidade de conexão durante as aulas, falta de aparelhos digitais e acesso a internet de alguns alunos e dificuldade de as professoras levarem os alunos a reflexão sobre os conteúdos matemáticos, dificultando, assim, suas aprendizagens. Também, o ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental no contexto de aulas remotas, de modo específico nas turmas do 1º e do 5º ano na escola pesquisada, ainda não tem um modelo adequado que dê conta de desenvolver, de modo integral, as habilidades dos alunos nas diferentes unidades temáticas da área. |
| Abstract: | No Abstract |
| Palavras-chave: | Educação básica Letramento matemático Aulas remotas |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20422 |
| Data do documento: | 18-Jun-2021 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| VDSF01072021.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
