Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20437
Tipo: TCC
Título: Professores do ensino fundamental I e o ensino remoto: reflexões sobre sua prática
Autor(es): Porcino, Gislane Ozorio
Primeiro Orientador: Pontes, Ana Paula Furtado Soares
Resumo: A tecnologia tem, a cada dia, feito mais parte das nossas vidas, e com a pandemia do novo Coronavírus, ela passou a ser imprescindível no trabalho dos professores, visto que, com o distanciamento social, o ensino remoto passou a ser, praticamente, o único meio de contato entre professor e alunos. Assim, este trabalho objetivou analisar o trabalho de professoras do Ensino Fundamental I, que atuam em escolas rurais e urbanas do município de Boa Ventura-PB, no contexto do ensino remoto. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com dez professoras do ensino fundamental I da referida rede municipal, por meio de questionário enviado e respondido via Google Forms. Foi possível constatar a familiaridade das professoras com as Novas Tecnologias Digitais, e como as mesmas vêm dinamizando suas práticas nesse período, incorporando os recursos tecnológicos disponíveis, além de seus efeitos da pandemia nas suas vidas pessoal e profissional. Concluímos que o trabalho das professoras vem ocorrendo remotamente mesmo nas escolas rurais, entretanto o principal empecilho é a falta de acesso pelos estudantes do município às novas tecnologias.
Abstract: Technology has, every day, made more part of our lives, and with the new Coronavirus pandemic, it has become essential in the work of teachers, since, with social distancing, remote teaching has become, practically, the only means of contact between teacher and students. Thus, this study aimed to analyze the work of Elementary School I teachers, who work in rural and urban schools in the city of Boa Ventura-PB, in the context of remote education. For this purpose, a survey was carried out with ten elementary school teachers from the aforementioned municipal network, through a questionnaire sent and answered via Google Forms. It was possible to verify the familiarity of the teachers with the New Digital Technologies, and how they have been streamlining their practices during this period, incorporating the available technological resources, in addition to the effects of the pandemic in their personal and professional lives. We conclude that the work of teachers has been taking place remotely, even in rural schools, however the main obstacle is the lack of access by students in the municipality to new technologies.
Palavras-chave: Ensino remoto
Educação - pandemia
Ensino fundamental - professor
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20437
Data do documento: 18-Jun-2021
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GOP08072021.pdf871,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons