Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21841
Tipo: TCC
Título: Desenvolvimento da criança na educação infantil através do lúdico: uma revisão integrativa
Autor(es): Gonçalves Sobrinho, Mariana
Primeiro Orientador: Seabra, . Magno Alexon Bezerra
Resumo: A brincadeira e o jogo são fatores fundamentais que contribuem na educação e formação geral das crianças. O presente trabalho visou analisar a importância do lúdico no desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil. Utilizar o ludicidade como meio educacional é um avanço para a educação, pois temos que tomar consciência da importância de trazer jogos e as brincadeiras para dentro da escola e de usá-lo como instrumento de desenvolvimento e aprendizagem, servindo como uma ferramenta de auxílio no planejamento de aulas, visando contribuir com uma melhoria no processo educacional, buscando facilitar o processo de ensino-aprendizagem contribuindo não só com alunos, professores, equipe pedagógica, mas com a comunidade em geral. Esse trabalho tem como objetivo propor um plano de intervenção para estimular a prática de atividades lúdicas e brincadeiras e mostrar seus benefícios para o desenvolvimento da criança. Portanto, para realizar este trabalho na metodologia de revisão Integrativa, fundamentada na reflexão de leitura de livros, artigos, revistas e sites, bem como pesquisa de grandes autores referente a este tema. Desta forma, este estudo propôs uma leitura mais consciente acerca da importância do brincar na vida do ser humano, e, em especial na vida da criança.
Abstract: Play and play are fundamental factors that contribute to the education and general training of children. The present work aimed to analyze the importance of playfulness in the development and learning in early childhood education. Using playfulness as an educational means is an advance for education, as we have to be aware of the importance of bringing games and games into the school and using it as a development and learning tool, serving as a tool to aid in planning classes, aiming to contribute to an improvement in the educational process, seeking to facilitate the teaching-learning process by contributing not only with students, teachers, pedagogical staff, but with the community in general. This work aims to propose an intervention plan to encourage the practice of playful activities and games and show their benefits for the child's development. Therefore, to carry out this work in the integrative review methodology, based on the reflection of reading books, articles, magazines and websites, as well as research by major authors on this topic. In this way, this study proposed a more conscious reading about the importance of playing in the life of the human being, and, especially in the life of the child.
Palavras-chave: Educação infantil
Desenvolvimento infantil
Lúdico - jogos e brincadeiras
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21841
Data do documento: 5-Jun-2021
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MGS13012022.pdf434,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons