Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22952
Tipo: TCC
Título: Tensões e limites do ensino de inglês como língua estrangeira em escolas públicas do ensino fundamental e médio no brasil
Autor(es): Nascimento, Denis Gomes do
Primeiro Orientador: Leite, Maria do Rosário Silva
Resumo: Este artigo aborda as tensões e os limites do ensino de Inglês como Língua Estrangeira (ILE) nas escolas públicas de ensino fundamental e médio no Brasil, a partir da revisão da literatura sobre o tema, finalizando com a sugestão de estratégias para a superação dos problemas e desafios enfrentados por docentes e discentes envolvidos no componente curricular citado. Dentre os principais problemas, destacamos os seguintes: (1) o referente à formação dos professores de Inglês no sistema público de ensino fundamental e médio, sendo comum o fato de professores com graduação em outra área atuarem no ensino de Língua Inglesa; (2) uma concepção do aprendizado de Inglês como Língua Estrangeira na maioria das escolas públicas brasileiras de ensino fundamental e médio segundo a qual não é possível produzir falantes competentes de Inglês, sendo as habilidades de speaking, reading, listening e writing pouco trabalhadas; e (3) uma percepção comum entre os professores de que o ensino/aprendizagem de Inglês é desvalorizado nas escolas públicas brasileiras, se considerado o conjunto das disciplinas.
Abstract: This article addresses the tensions and limits of teaching English as a Foreign Language (ILE) in public elementary and high schools in Brazil, based on the literature review on the topic, ending with the suggestion of strategies to overcome problems and challenges faced by teachers and students involved in the aforementioned curricular component. Among the main problems we highlight the following: (1) the one related to the training of English teachers in the public system of elementary and high school, with the fact that teachers with degrees in another area working in English language teaching is common; (2) a conception of learning English as a Foreign Language in most public elementary and high schools in Brazil that generally does not think about producing competent English speakers, with speaking, reading, listening and writing skills being little worked; and (3) a common perception among teaching / learning teachers that the teaching / learning of English is devalued in Brazilian public schools, considering the set of subjects.
Palavras-chave: Ensino da Língua Inglês
Escolas públicas
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22952
Data do documento: 1-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC -Denis Nascimento.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons