Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23080
Tipo: | TCC |
Título: | “A arte de perder”, de Elizabeth Bishop, nas aulas de Língua Inglesa do 3º ano do ensino médio |
Autor(es): | Melo, Josefa Cristina Procópio de |
Primeiro Orientador: | Marques, Moama Lorena de Lacerda |
Resumo: | O presente trabalho é uma proposta didática a ser aplicada nas aulas de língua inglesa de uma turma de 3º ano do Ensino Médio, com vistas ao letramento literário. Para tanto, selecionamos o gênero lírico, com o poema “A arte de perder”, da poeta estadunidense Elizabeth Bishop. Nesse sentido, a pesquisa se configura como uma mediação pensada, em termos metodológicos, a partir de procedimentos da sequência básica de Rildo Cosson (2014), com foco em contribuir para o desempenho dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem das literaturas em língua inglesa. Quanto à categoria de análise que mobilizará as atividades de leitura e interpretação, escolhemos as perdas, central na construção do poema desde o título. Por fim, como aporte teórico, utilizaremos estudos de autores como Mota (2018), Cosson (2014), Bozza (2013), Kramsch (2013), Barbosa (2011), Pinheiro (2008), Zumthor (1997), entre outros. |
Abstract: | The present work is a didactic proposal to be applied in the English language classes of a 3rd year high school class, with a view to literary literacy. For that, we selected the lyrical genre, with the poem “The art of losing”, by the American poet Elizabeth Bishop. In this sense, the research is configured as a mediation thought, in methodological terms, from procedures of the basic sequence of Rildo Cosson (2014), with a focus on contributing to the performance of students in the teaching-learning process of English-language literatures . As for the category of analysis that will mobilize reading and interpretation activities, we chose the losses, central to the construction of the poem since the title. Finally, as a theoretical contribution, we will use studies by authors such as Mota (2018), Cosson (2014), Bozza (2013), Kramsch (2013), Barbosa (2011), Pinheiro (2008), Zumthor (1997), among others. |
Palavras-chave: | Elizabeth Bishop Letramento Literário Língua Inglesa Poesia Sequência didática |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23080 |
Data do documento: | 27-Nov-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
22 - TCC Josefa Versão Final.pdf | 939,7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons