Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2370
Tipo: | TCC |
Título: | Um olhar para o ensino da leitura no 1° e 2° ano do Ensino Fundamental da Escola Reginaldo Claudino de Sales |
Autor(es): | Alves, Grazielly Fernanda da Silva Miguel, Rosely André de Melo |
Primeiro Orientador: | Cavalcanti, Marineuma de Oliveira Costa |
referee1 : | Batista, Maria do Socorro Xavier |
referee2: | Fonseca, Fábio do Nascimento |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso apresenta algumas reflexões e análises sobre o processo de ensino de leitura na escola, e tem como base a importância da leitura para os sujeitos, como instrumento que possibilita uma gama de desenvolvimentos para o leitor: a criatividade, a imaginação, o conhecimento, o domínio da escrita, tanto no contexto escolar, quanto no meio social. O aporte teórico para a nossa pesquisa foi fundamentado em propostas de leitura que despertem o desejo e o prazer para essa atividade, que, muitas vezes, é mal apresentada aos alunos, e vista, em algumas situações, como enfadonha, chata e desestimulante. Para desfazer esse estereótipo negativo acerca da leitura, é que propomos a utilização da leitura e de algumas metodologias no espaço escolar que contemplem o letramento, ou seja, a leitura no seu sentido prático, necessário no nosso cotidiano. Apresentamos, também, os gêneros textuais literários narrativos como suporte de leituras agradáveis, incentivantes e que proporcionam ao leitor “viajar sem sair do lugar”. |
Abstract: | This monograph presents some thoughts and analysis on the teaching process of reading at school, and was based on the importance of reading to the subject, as an instrument that makes possible a range of developments for the reader: creativity, imagination, knowledge, the field of writing, both in the school context, and in the social environment. The theoretical contribution to our research was based on proposals that awaken the desire and pleasure for that activity, which often is poorly presented to students, and with a view to, in some situations, such as boring, tedious and uninspiring. To undo this negative stereotype about the reading, we propose the use of reading and a few methodologies in the school space to behold the literacy, in other words, the reading in its practicality, necessary in our daily life. Presented too, the textual narrative literary genres as enjoyable reading support, incitement and providing the reader with "travelling without moving". |
Palavras-chave: | Leitura Letramento Gêneros literários narrativos |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação do Campo |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2370 |
Data do documento: | 13-Mar-2015 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia do Campo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GFSA03082016 | 2,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.