Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2370
metadata.dc.type: TCC
Title: Um olhar para o ensino da leitura no 1° e 2° ano do Ensino Fundamental da Escola Reginaldo Claudino de Sales
metadata.dc.creator: Alves, Grazielly Fernanda da Silva
Miguel, Rosely André de Melo
metadata.dc.contributor.advisor1: Cavalcanti, Marineuma de Oliveira Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Batista, Maria do Socorro Xavier
metadata.dc.contributor.referee2: Fonseca, Fábio do Nascimento
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho de conclusão de curso apresenta algumas reflexões e análises sobre o processo de ensino de leitura na escola, e tem como base a importância da leitura para os sujeitos, como instrumento que possibilita uma gama de desenvolvimentos para o leitor: a criatividade, a imaginação, o conhecimento, o domínio da escrita, tanto no contexto escolar, quanto no meio social. O aporte teórico para a nossa pesquisa foi fundamentado em propostas de leitura que despertem o desejo e o prazer para essa atividade, que, muitas vezes, é mal apresentada aos alunos, e vista, em algumas situações, como enfadonha, chata e desestimulante. Para desfazer esse estereótipo negativo acerca da leitura, é que propomos a utilização da leitura e de algumas metodologias no espaço escolar que contemplem o letramento, ou seja, a leitura no seu sentido prático, necessário no nosso cotidiano. Apresentamos, também, os gêneros textuais literários narrativos como suporte de leituras agradáveis, incentivantes e que proporcionam ao leitor “viajar sem sair do lugar”.
Abstract: This monograph presents some thoughts and analysis on the teaching process of reading at school, and was based on the importance of reading to the subject, as an instrument that makes possible a range of developments for the reader: creativity, imagination, knowledge, the field of writing, both in the school context, and in the social environment. The theoretical contribution to our research was based on proposals that awaken the desire and pleasure for that activity, which often is poorly presented to students, and with a view to, in some situations, such as boring, tedious and uninspiring. To undo this negative stereotype about the reading, we propose the use of reading and a few methodologies in the school space to behold the literacy, in other words, the reading in its practicality, necessary in our daily life. Presented too, the textual narrative literary genres as enjoyable reading support, incitement and providing the reader with "travelling without moving".
Keywords: Leitura
Letramento
Gêneros literários narrativos
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2370
Issue Date: 13-Mar-2015
Appears in Collections:TCC - Pedagogia do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GFSA030820162,2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.