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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24001
Tipo: TCC
Título: Inclusão e acessibilidade: contribuições das salas multifuncionais (SRM), na rede pública de Mari-PB
Autor(es): Cabral, Edvania Figueiredo da Silva
Primeiro Orientador: Fontes, José de Arimatéa
Resumo: A discussão acerca da acessibilidade e inclusão educacional das pessoas com necessidades especiais integra um conjunto de questões centrais na finalidade de aperfeiçoamento do sistema de educação brasileira. A educação inclusiva pressupõe novas percepções, atitudes, políticas e perspectivas práticas que proporcionem o acesso, permanência e desenvolvimento dos alunos com necessidades especiais na rede de ensino regular do país, concedendo as condições necessárias para sua aprendizagem. A busca por essas condições ao longo das décadas, promoveu a estruturação do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para o público-alvo da Educação Especial. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho visa abordar a relevância dos serviços do AEE, por meio das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), concedendo melhores condições, recursos e profissionais para atender os alunos com deficiência e produzir um processo de ensino-aprendizagem eficaz para suas especificidades. Os procedimentos metodológicos para elaboração da presente pesquisa foram fundamentados na revisão bibliográfica de autores e obras que discutem sobre o tema e em um estudo de caso realizado no município de Mari-PB, a partir de entrevistas e reflexões com professores e familiares de alunos matriculados no AEE das escolas da cidade, que estudam nas SRM. Os resultados obtidos demonstram que ainda são muitos os desafios para a promoção da educação inclusiva no país, principalmente no contexto da educação especial e suas demandas. Nesse cenário, as salas de recurso, os profissionais, equipamentos e toda a gestão escolar, quando bem direcionada, apoiada e capacitada, pode em muito contribuir com o desenvolvimento integral desses educandos.
Abstract: The discussion about the accessibility and educational inclusion of people with special needs integrates a set of central issues in the purpose of improving the Brazilian education system. Inclusive education presupposes new perceptions, attitudes, policies and practical perspectives that provide access, permanence and development of students with special needs in the country's regular education network, granting the necessary conditions for their learning. The search for these conditions over the decades promoted the structuring of Specialized Educational Care (ESA) for the target audience of Special Education. In this context, the objective of this work aims to address the relevance of ESA services, through the Multifunctional Resource Rooms (SRM), granting better conditions, resources and professionals to assist students with disabilities and produce an effective teaching-learning process for their specificities. The methodological procedures for the preparation of this research were based on the bibliographic review of authors and works that discuss the subject and on a case study conducted in the municipality of Mari-PB, from interviews and reflections with teachers and family members of students enrolled in the ESA of the city's schools, who study in the RMS. The results obtained show that there are still many challenges for the promotion of inclusive education in the country, especially in the context of special education and its demands. In this scenario, the resource rooms, professionals, equipment and all school management, when well directed, supported and trained, can greatly contribute to the integral development of these students.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Atendimento educacional especializado
Salas de recurso multifuncionais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24001
Data do documento: 10-Dez-2021
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

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