Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24021
Tipo: | TCC |
Título: | Literatura infantil: concepções e práticas no ensino fundamental anos iniciais |
Autor(es): | Santos, Sandra Helena dos |
Primeiro Orientador: | Lima, Idelsuite de Sousa |
Resumo: | O presente trabalho intitulado “Literatura Infantil: concepções e práticas no ensino fundamental anos iniciais” tem como objetivo investigar como os/as professores/as dos anos iniciais do Ensino Fundamental compreendem a literatura infantil. O embasamento teórico do trabalho teve como referência os estudos de Coelho (2000), Cavalcanti (2002), Costa (2013), Colomer (2017), entre outros. A pesquisa de campo foi realizada com quatro professoras do Ensino Fundamental Anos Iniciais de uma escola municipal da cidade de Campina Grande – Paraíba, através de um questionário com dez perguntas abertas. A partir das respostas das professoras, revela-se uma compreensão da literatura infantil que perpassa por uma visão utilitária, quando o texto literário é utilizado como pretexto para o ensino de conteúdos. Ainda que de forma tímida, há a visão lúdica da literatura. A compreensão da literatura como deleite quase não é considerada na fala das professoras, na qual a criança realiza a leitura do livro simplesmente pelo prazer de ler. |
Abstract: | This paper, entitled "Children's Literature: conceptions and practices in the initial years of elementar school", aims to investigate how teachers of the initial years of elementary school understand children's literature. The theoretical basis of the work was Coelho (2000), Cavalcanti (2002), Costa (2013), Colomer (2017), among others. The field research was made with four elementary school teachers from a municipal school in the city of Campina Grande - Paraíba, through a questionnaire with ten open questions. From their perception, it was revealed an understanding on children’s literature which goes through an utilitary vision, when the literary text is used as a pretext to teach subjects. Although there is a playful vision, it has appeared in a timid form. The comprehension of literature as delight, almost is not considered in the answers of the teachers, when the child reads the book simply for the pleasure of reading. |
Palavras-chave: | Literatura infantil Professor Sala de aula Prática de ensino |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24021 |
Data do documento: | 16-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SHS11072022.pdf | 680,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons