Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24040
Tipo: | TCC |
Título: | Alfabetização e letramento na educação nos anos iniciais: os desafios de alfabetizar a distância |
Autor(es): | Silva, Maria Aparecida da |
Primeiro Orientador: | Silva, José Amiraldo Alves da |
Resumo: | A fase da alfabetização e letramento apresenta muitos obstáculos, descobertas e aprendizados. Neste sentido, o foco desta investigação foi apresentar os principais desafios do processo de alfabetização e letramento durante o ensino remoto. O estudo se propõe ainda verificar a atuação profissional do coordenador pedagógico nessa nova modalidade de ensino. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, embasado em reflexões de estudiosos que estudam o assunto. Os resultados obtidos por meio da investigação demonstram que as maiores dificuldades no processo de alfabetização e letramento remotamente estão centradas no uso da tecnologia para ensinar e aprender e no acompanhamento familiar das atividades dos alunos. Constatou-se também que algumas dificuldades neste processo estão associadas a questões técnicas precedidas de problemas pedagógicos, relacionados à devolutiva do material impresso disponibilizado pela instituição de ensino e/ou a realização das atividades escolares, assim como na ausência de um acompanhamento doméstico feito pelos responsáveis que também inibe o processo de aprendizagem remota. |
Abstract: | The literacy and literacy stage presents many obstacles, discoveries and lessons learned. In this sense, the focus of this investigation was to present the main challenges of the literacy and literacy process during remote education. The study also proposes to verify the professional performance of the pedagogical coordinator in this new teaching modality. It is a bibliographical research, based on reflections of scholars who study the subject. The results obtained through the investigation demonstrate that the greatest difficulties in the literacy and literacy process remotely are centered on the use of technology to teach and learn and on the family monitoring of the students' activities. It was also found that some difficulties in this process are associated with technical issues preceded by pedagogical problems, related to the return of printed material made available by the educational institution and/or the performance of school activities, as well as in the absence of home monitoring done by the responsible that also inhibits the process of remote learning. |
Palavras-chave: | Alfabetização Letramento Ensino remoto |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24040 |
Data do documento: | 25-Nov-2021 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MAS14072022.pdf | 331,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons