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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24343
Tipo: TCC
Título: ANÁLISE DO PERFIL SOCIOECONÔMICO DE AGRICULTORES FAMILIARES DA CENTRAL DE COMERCIALIZAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR DE JOÃO PESSOA-PB
Autor(es): ANDRADE, THAYS ALVES DE
Primeiro Orientador: Silva, Fernanda Vanessa Gomes da
Resumo: A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) estima que a agricultura familiar, é a forma de produção mais predominante no mundo e que seu crescimento é primordial para alcançar alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Este é um setor que possui característica diferentes de região para região, por isso objetivou-se realizar a análise do perfil socioeconômico dos agricultores familiares da Central de Comercialização da Agricultura Familiar de João Pessoa. A metodologia usada foi a de levantamento de campo, com a realização de entrevistas por meio de um questionário semiestruturado com perguntas objetivas e subjetivas, aplicadas a um total 38 agricultores. Após análise dos questionários, identificou-se que 68% dos agricultores são homens, a maioria na faixa etária de 30 a 49 anos. Desses, 37% possuem ensino fundamental incompleto. Cerca de 92% das propriedades produtoras estão localizadas na Mesorregião da Mata Paraibana e 68% delas possuem uma área de produção de 1ha a 5ha, sendo os principais produtos frutas, raízes e legumes. A maioria dos agricultores (82%) contam com a participação de 2 a 3 integrantes da família e possuem uma renda de até 2 salários-mínimos. As principais dificuldades estão inerentes ao custo da produção no cultivo convencional e ao controle de pragas para aqueles que praticam o cultivo agroecológico. Sugerem-se que sejam feitas pesquisas ou projetos de extensão que possam analisar com mais aprofundamento esses aspectos, colaborando com soluções sustentáveis.
Abstract: The Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO) estimates that family farming is the most prevalent form of production in the world and that its growth is essential to achieve some of the Sustainable Development Goals (SDGs). This is a sector that has different characteristics from region to region, so the objective was to carry out an analysis of the socioeconomic profile of family farmers at the Commercialization Center for Family Agriculture in João Pessoa. The methodology used was a field survey, with interviews carried out through a semi-structured questionnaire with objective and subjective questions, applied to a total of 38 farmers. After analyzing the questionnaires, it was identified that 68% of the farmers are men, most in the age group of 30 to 49 years. Of these, 37% have incomplete elementary education. About 92% of the producing properties are located in the Mesoregion of Mata Paraibana and 68% of them have a production area of 1ha to 5ha, the main products being fruits, roots and vegetables. Most farmers (82%) count on the participation of 2 to 3 family members and have an income of up to 2 minimum wages. The main difficulties are inherent to the cost of production in conventional cultivation and pest control for those who practice agroecological cultivation. It is suggested that research or extension projects be carried out that can analyze these aspects in more depth, collaborating with sustainable solutions.
Palavras-chave: Agricultura familiar
Segurança alimentar
Feiras Livres
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Tecnologia de Alimentos
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24343
Data do documento: 10-Jun-2022
Aparece nas coleções:CTDR - TCC - Tecnologia de Alimentos

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