Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2543
metadata.dc.type: TCC
Title: Formação e prática docente na educação infantil em uma creche municipal de Cabedelo/PB
metadata.dc.creator: Santos, Ana Cláudia Marçal dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Amorim, Ana Luisa Nogueira de
metadata.dc.contributor.referee1: Fonseca, Santuza Mônica de França Pereira da
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Margarida Sônia Marinho do Monte
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho de Conclusão de Curso foi realizado em uma creche municipal de Cabedelo/PB. Teve por objetivo analisar de que forma os conhecimentos adquiridos nas Universidades vem sendo utilizados pelos professores de Educação Infantil em sua sala de aula. O trabalho está estruturado em 5 capítulos. No primeiro capítulo, apresentamos inicialmente o nosso trabalho. No segundo, fizemos um retrospecto histórico sobre infância e Educação Infantil. No terceiro, discutimos a formação e a prática docente. No quarto, expomos os caminhos metodológicos e no quinto, apresentamos e analisamos os dados da pesquisa. Por fim, compreendemos que as Universidades estão instruindo os(as) professores(as) para atuar na área de Educação Infantil, mas esses professores não conseguem aplicar os conhecimentos aprendidos em sua sala de aula, ou seja, os conhecimentos não estão sendo aplicados na aprendizagem das crianças. Pode-se verificar que as professoras conhecem autores considerados de referência para a educação infantil, mas têm dificuldades em fazer relação entre a teoria e a prática. Desta forma, considera-se que, apesar de termos alcançado os objetivos da pesquisa, que há ainda um longo caminho para que as práticas docentes nas creches municipais possam garantir uma educação infantil de boa qualidade para as crianças.
Abstract: This final paper took place in a municipal nursery school in Cabedelo / PB. It aims to analyze how the knowledge acquired at the universities has been used by nursery education teachers in the classroom. This paper is divided into 5 chapters. In the first chapter we present our final paper. In the second, consists of a retrospective history of childhood and nursery education. In the third, we discuss teacher training and teaching practice. In the fourth chapter, we expose the methodological procedures and in the fifth chapter we present and analyze the surveying data. Finally, we understand that universities are trainning teachers to act in kindergarten area, but these teachers are not able to to apply the knowledge learned at the classrooms. The knowledge is not being passed to the children. We realise that teachers know much authors considered refence to nursery education, but they have difficult of comparing the relationship between theory and practice. Thus, we believe that we have achieved the objectives of the research. However, we realize that there is a long way in the teaching practices at municipal nursery schools in order to assure a good education to the children.
Keywords: Educação Infantil
Formação de professores
Prática docente
Nursery education
Teacher training
Teaching practice
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2543
Issue Date: 3-Dec-2015
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACMS31072017.pdf1,42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.