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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25591
Tipo: TCC
Título: PLANO DE NEGÓCIO PARA ABERTURA DE UMA CONFEITARIA EM CACIMBA DE DENTRO – PB
Autor(es): SILVA, ANA BEATRIZ BRITO DA
Primeiro Orientador: Saturnino, Valéria
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso teve por objetivo elaborar um Plano de Negócio para avaliar a viabilidade mercadológica e financeira de abertura de uma confeitaria na Cidade de Cacimba de Dentro, no interior da Paraíba. Foram feitas as pesquisas bibliográficas e determinada a metodologia, e logo em seguida elaborados os resultados, o qual tem a estrutura de um plano de negócios. Também foi realizada uma pesquisa de mercado, a qual teve como resultado que a cidade tem público em potencial para a abertura da confeitaria, e que os residentes de Cacimba de Dentro (PB) só não frequentam mais confeitarias por não ter opções na própria cidade. Os investimentos fixos foram estimados, bem como os custos fixos e variáveis e a receita projetada com o cardápio diversificado, além do plano operacional e estimativa de equipe. O projeto se mostra plenamente viável financeiramente, com retorno do investimento dado em apenas 9 meses e lucratividade equivalente a 27,20% da receita do mês. Sendo assim, conclui-se pela viabilidade do investimento, tanto em termos mercadológicos como financeiros.
Abstract: This Course Completion Work aimed to elaborate a Business Plan to evaluate the market and financial viability of opening a confectionery in the City of Cacimba de Dentro, in the interior of Paraíba. Bibliographic research was carried out and the methodology determined, and soon after the results were elaborated, which has the structure of a business plan. A market survey was also carried out, which resulted in the city having a potential public for the opening of the confectionery, and that the residents of Cacimba de Dentro (PB) just don't go to confectionery anymore because they don't have options in the city itself. Fixed investments were estimated, as well as fixed and variable costs and projected revenue with the diversified menu, in addition to the operational plan and team estimation. The project proves to be fully financially viable, with a return on investment given in just 9 months and profitability equivalent to 27.20% of the month's revenue. Therefore, it is concluded that the investment is viable, both in marketing and financial terms.
Palavras-chave: empreendedorismo;
confeitaria;
plano de negócio
Paraíba
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Gastronomia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25591
Data do documento: 9-Dez-2022
Aparece nas coleções:CTDR - TCC - Gastronomia

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