Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2561
metadata.dc.type: TCC
Title: Autismo na educação infantil: desafios da qualificação do professor
metadata.dc.creator: Pedreira, Alessandra Silva
Costa, Maria Laine Souza da
metadata.dc.contributor.advisor1: Rodrigues, Janine Marta Coelho
metadata.dc.contributor.referee1: Anselmo, Roberto Derivaldo
metadata.dc.contributor.referee2: Seabra, Magno Alexon Bezerra
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como tema “Autismo na Educação Infantil” abordando a importância e desafios da formação do professor. O tema Autismo, ainda é pouco conhecido por profissionais da área da educação, bem como, por demais profissionais que tem a responsabilidade de lidar com o transtorno, considerado o transtorno invasivo do desenvolvimento. Porém é um tema que vem sendo discutido com maior frequência e que atualmente, devido à demanda de alunos com autismo que são inseridos em ambiente escolar regular, muito vem se especulando sobre sem que haja um foco que defina o que realmente é o autismo e como se deve realizar a educação deste aluno. Por este motivo, o presente trabalho, visa averiguar as dificuldades que os professores tem para serem capacitados e para realizar a educação do aluno diagnosticado com este transtorno invasivo do desenvolvimento. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental realizado durante todo o período de elaboração do TCC. Neste estudo percebe-se a necessidade de a escola, os pais e os professores estarem preparados para receber essas crianças em um ambiente acolhedor, de aprendizagem e sociabilidade.
Abstract: The present work has as the theme "Autism in Infant Education" addressing the importance and challenges of the formation of the teacher. The autism theme, is still little known for educational professionals, as well as, by other professionals who have the responsibility to cope with the disorder. However it is a topic that has been discussed more frequently and that currently due to the demand of students with autism that are inserted into regular school environment, much has been speculating on without there being a focus that defines what really is autism and how to accomplish the education of this student. For this reason, the present work aims to ascertain the difficulties that teachers have to be empowered and to carry out the education of the student diagnosed with this disorder. This is a bibliographical and documentary survey conducted throughout the preparation period of TCC. In this study we can see the need for school, parents and teachers are prepared to receive these children in a welcoming, learning and sociability environment
Keywords: Educação infantil
Autismo
Educação especial
Capacitação do professor
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2561
Issue Date: 9-Jun-2017
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ASP19062017.pdf615,12 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.