Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25617
Tipo: | TCC |
Título: | As tecnologias digitais, a prática docente e a escola |
Autor(es): | Silvestre, Simone Leila |
Primeiro Orientador: | Limeira, Aline de Morais |
Resumo: | Este trabalho aborda a temática tecnologias digitais, prática docente e escola. O objetivo geral é averiguar, primeiramente, os estudos e contribuições existentes, no campo da Educação, acerca do tema, sobretudo, aquelas que apontam as dificuldades encontradas pelos/as professores/as para o uso das tecnologias digitais e suas impressões. O estudo foi embasado por pesquisa de cunho qualitativo, exploratória e bibliográfica. O trabalho fundamentou-se teoricamente por estudos de Gonçalves e Kanaane (2021), Kensi (2007), Santos (2014), Guimarães (2018), Modelski, Giraffa e Casartelli (2019), entre outros. Analisamos documentos nacionais do Ministério da Educação (MEC), tais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), e o Guia de Tecnologias Educacionais (2009, 2013). A literatura indica que os docentes precisam estarem atualizados e precisam de formação continuada para utilizarem estratégias de ensino que atendam as demandas da escola. Sendo assim, percebemos que as tecnologias digitais estão presentes no cotidiano escolar, onde os docentes têm contato deste recurso para transmissão de conhecimentos, e durante o contexto pandêmico acentuou-se o uso de tecnologias para as aulas online. |
Abstract: | This work addresses the issue of digital technologies, teaching practice and school. The general objective is to investigate, first, the existing studies and contributions, in the field of Education, on the subject, especially those that point out the difficulties encountered by teachers for the use of digital technologies and their impressions. The study was based on qualitative, exploratory and bibliographic research. The work was theoretically based on studies by Gonçalves and Kanaane (2021), Kensi (2007), Santos (2014), Guimarães (2018), Modelski, Giraffa and Casartelli (2019), among others. We analyzed national documents from the Ministry of Education (MEC), such as the National Curricular Common Base (BNCC, 2018), and the Guide to Educational Technologies (2009, 2013). The literature indicates that teachers need to be updated and need continuing education to use teaching strategies that meet the demands of the school. Therefore, we realize that digital technologies are present in everyday school life, where teachers have contact with this resource to transmit knowledge, and during the pandemic context, the use of technologies for online classes was accentuated. |
Palavras-chave: | Tecnologias digitais Prática docente Educação Pandemia - Covid 19 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25617 |
Data do documento: | 20-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SLS23122022.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.