Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25901
Tipo: TCC
Título: A importância das metodologias utilizadas pelos professores para a inclusão do aluno com TDAH no ensino básico: uma revisão integrativa
Autor(es): Barbero, Rafaela
Primeiro Orientador: Seabra, Magno Alexon Bezerra
Resumo: O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e, frequentemente, acompanha o indivíduo por toda sua vida. Vem sendo considerado pelos educadores como um fator preocupante, principalmente na fase escolar, período em que a criança inicia seu contato com a leitura e a escrita, sendo necessário que mantenha a sua atenção e a sua concentração sustentadas, a fim de que os objetivos pedagógicos propostos possam ser alcançados. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a importância das metodologias utilizadas pelos professores para a inclusão do aluno com TDAH no ensino básico, cuja metodologia pauta-se em uma revisão integrativa que é um método específico, o qual resume o passado da literatura empírica ou teórica, para fornecer uma compreensão mais abrangente de um fenômeno particular. Neste estudo, utilizou-se como fonte de dados, a plataforma de periódicos da CAPES, por meio das palavras-chave: TDAH, metodologias, escola e professores. Como critério de inclusão, selecionamos estudos para que o idioma fosse de língua portuguesa, entre os anos de 2014 a 2022, sendo levantados 05 artigos. Os trabalhos demonstraram o quanto o papel da escola e do professor pode interferir de forma benéfica na aprendizagem do aluno com TDAH, tendo em vista o uso de metodologias específicas que sejam capazes de promover o desenvolvimento de cada aluno.
Abstract: Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is a neurobiological disorder, of genetic causes, that appears in childhood and often accompanies the individual throughout his life. It has been considered by educators as a worrying factor, especially in the school phase, a period in which the child initiates contact with reading and writing, and it is necessary to maintain sustained attention and concentration, so that the pedagogical objectives proposals can be achieved. The present work has the general objective of analyzing the importance of the methodologies used by teachers for the inclusion of students with ADHD in basic education, whose methodology is based on an integrative review that is a specific method, which summarizes the past of the empirical literature or theoretical, to provide a more comprehensive understanding of a particular phenomenon. In this study, the CAPES journal platform was used as a data source, using the keywords: ADHD, methodologies, school and teachers. As an inclusion criterion, we selected studies that the language was Portuguese, between the years 2014 to 2022, with 05 articles being raised. The works demonstrated how much the role of the school and the teacher can interfere in a beneficial way in the learning of students with ADHD, considering the use of specific methodologies that are capable of promoting the development of each student.
Palavras-chave: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)
Metodologias - ensino básico
Professores
Inclusão
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25901
Data do documento: 15-Dez-2022
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RB13012023.pdf741,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons