Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2635
metadata.dc.type: TCC
Title: Pedagogia da música: um olhar na educação infantil
metadata.dc.creator: Silva, Ligiane Raiane de Almeida
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Dimas Lucena de
metadata.dc.contributor.referee1: Fonseca, Fábio do Nascimento
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Margarida Sônia Marinho do Monte
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho de conclusão de curso objetivou realizar um breve estudo sobre a importância da música na Educação Infantil. Para tanto, fizemos uma revisão de literatura sobre o tema e realizamos uma pesquisa de campo com a abordagem qualitativa. Esta pesquisa ocorreu na creche ―Lar, Luz e Vida‖, tendo por sujeitos quatro professoras da referida creche. Para a coleta de dados, utilizamos uma entrevista estruturada com dez perguntas dissertativas referentes às concepções teóricas sobre a música na Educação Infantil, além das concepções pedagógicas que auxiliam na prática das professoras. Desta forma, o objetivo geral planejado foi o de pesquisar a visão de professores e a utilização pedagógica da música na Educação Infantil. Assim, foram estudados os aspectos teóricos sobre a música na Educação Infantil e analisadas suas possibilidades pedagógicas nesse nível de ensino, além de investigada a visão de docentes sobre a utilização pedagógica da música. Os resultados da pesquisa revelam que as educadoras compreendem a importância da música para o desenvolvimento global dos educandos, porém, não possuem nenhuma formação pedagógica para poderem trabalhar com essa ferramenta, sendo muito relevante essa formação para que ocorra um trabalho profícuo e assertivo, a fim de que a música em sala de aula passe a ser reconhecida como um elemento fundamental, além de rico para a formação integral dos educandos, deixando de ser vista apenas como um produto pronto.
Abstract: The present work of conclusion of course aimed at carry out a brief study on the importance of music in childhood education. For this, we did a literature review about the topic and we conducted a field research with the qualitative approach. This research happened in day care ― Lar, luz e vida‖, having four teachers of this day care. For the collection of data, we used an interview with ten essay questions about the theoretical conceptions about music in early childhood education, besides the pedagogical conceptions that help in the practice of the teachers. In this way, the overall objective was to investigate teachers' vision and the pedagogical use of music in early childhood education. We studied Theoretical aspects about music in childhood education and analyzed their pedagogical possibilities at this level of teaching, in addition to investigating teachers' views on the pedagogical use of music. The results of the research reveal that the teachers understand the importance of music for the overall development of learners, however, they do not have any pedagogical training to work with this tool, being very relevant this training so that an assertive work occurs, so that the music in the classroom happens to be recognized as a fundamental element, besides being rich for the integral formation of the students, being no longer seen as a ready product.
Keywords: Educação infantil
Música
Pedagogia musical
Child education
Music
Musical pedagogy
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2635
Issue Date: 14-Jun-2017
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LRAS20062017.pdf675,73 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.