Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27541
Tipo: | TCC |
Título: | O processo de ensino e aprendizagem através da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) durante a pandemia da Covid-19: diálogos e discussões |
Autor(es): | Santiago, Jackeline Bezerra |
Primeiro Orientador: | Silva, Izaura Maria de Andrade da |
Resumo: | O presente trabalho, de cunho bibliográfico, tem como principal objetivo refletir o processo de ensino e de aprendizagem, através do uso das Tecnologias de Comunicação e Informação e das Tecnologias Digitais de comunicação e Informação, potencializadas mediante sua utilização no período da pandemia de Covid – 19. Majoritariamente, foram usados como referencial teórico os estudos de Moran (2004), Braga (2009), Schell (2015) e Oliveira (2020) que tratam de tendências inovadoras e tecnológicas no contexto da sala de aula e do uso das tecnologias em educação. O caráter desta pesquisa é, eminentemente, descritivo e qualitativo, do ponto de vista da abordagem e do estudo. Como resultados deste estudo, podemos apontar que a pandemia da covid-19 acelerou, de certa forma, a utilização dos recursos tecnológicos na educação, ainda que movido pela urgência do momento, foram potencializados modelos de ensino não presenciais de modo auxiliar para dar andamento aos processos educativos nas escolas. Espera-se que este trabalho contribua para com as discussões acadêmicas e científicas e que possa trazer reflexões acerca do tema tratado. |
Abstract: | The present work, of a bibliographic nature, has as its main objective to reflect the teaching and learning process, through the use of Communication and Information Technologies and Digital Communication and Information Technologies, enhanced through their use in the period of the Covid pandemic - 19. Mostly, the studies by Moran (2004), Braga (2009), Schell (2015) and Oliveira (2020) were used as a theoretical reference, which deal with innovative and technological trends in the context of the classroom and the use of technologies in education. The character of this research is, eminently, descriptive and qualitative, from the point of view of the approach and the study. As a result of this study, we can point out that the covid-19 pandemic accelerated, in a way, the use of technological resources in education, although moved by the urgency of the moment, non-face-to-face teaching models were enhanced in an auxiliary way to move forward with the educational processes in schools. It is hoped that this work will contribute to academic and scientific discussions and that it can bring reflections on the subject addressed. |
Palavras-chave: | Ensino e aprendizagem Tecnologias de Informação e Comunicação Pandemia - Codid 19 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27541 |
Data do documento: | Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JBS22062023.pdf | 413,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons