Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27541
Tipo: TCC
Título: O processo de ensino e aprendizagem através da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) durante a pandemia da Covid-19: diálogos e discussões
Autor(es): Santiago, Jackeline Bezerra
Primeiro Orientador: Silva, Izaura Maria de Andrade da
Resumo: O presente trabalho, de cunho bibliográfico, tem como principal objetivo refletir o processo de ensino e de aprendizagem, através do uso das Tecnologias de Comunicação e Informação e das Tecnologias Digitais de comunicação e Informação, potencializadas mediante sua utilização no período da pandemia de Covid – 19. Majoritariamente, foram usados como referencial teórico os estudos de Moran (2004), Braga (2009), Schell (2015) e Oliveira (2020) que tratam de tendências inovadoras e tecnológicas no contexto da sala de aula e do uso das tecnologias em educação. O caráter desta pesquisa é, eminentemente, descritivo e qualitativo, do ponto de vista da abordagem e do estudo. Como resultados deste estudo, podemos apontar que a pandemia da covid-19 acelerou, de certa forma, a utilização dos recursos tecnológicos na educação, ainda que movido pela urgência do momento, foram potencializados modelos de ensino não presenciais de modo auxiliar para dar andamento aos processos educativos nas escolas. Espera-se que este trabalho contribua para com as discussões acadêmicas e científicas e que possa trazer reflexões acerca do tema tratado.
Abstract: The present work, of a bibliographic nature, has as its main objective to reflect the teaching and learning process, through the use of Communication and Information Technologies and Digital Communication and Information Technologies, enhanced through their use in the period of the Covid pandemic - 19. Mostly, the studies by Moran (2004), Braga (2009), Schell (2015) and Oliveira (2020) were used as a theoretical reference, which deal with innovative and technological trends in the context of the classroom and the use of technologies in education. The character of this research is, eminently, descriptive and qualitative, from the point of view of the approach and the study. As a result of this study, we can point out that the covid-19 pandemic accelerated, in a way, the use of technological resources in education, although moved by the urgency of the moment, non-face-to-face teaching models were enhanced in an auxiliary way to move forward with the educational processes in schools. It is hoped that this work will contribute to academic and scientific discussions and that it can bring reflections on the subject addressed.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem
Tecnologias de Informação e Comunicação
Pandemia - Codid 19
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27541
Data do documento: Jun-2023
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JBS22062023.pdf413,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons