Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27685
Tipo: | TCC |
Título: | A educação estatística no ensino fundamental II: desafios e obstáculos na intepretação de gráficos |
Autor(es): | Sousa, Edson Silva de |
Primeiro Orientador: | Costa, Claudilene Gomes da |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo principal investigar junto aos professores do Ensino Fundamental II as dificuldades que os alunos possuem em relação à Educação Estatística, no que se refere à intepretação de gráficos. O estudo foi desenvolvido com os professores do Ensino Fundamental II do Vale do Mamanguape/PB em escolas estaduais e municipais sob o seguinte problema da pesquisa: Leitura e interpretação de gráficos. Os principais teóricos que embasaram a pesquisa foram Walichinski (2014) e Damin (2014). A metodologia adotada no desenvolvimento da pesquisa quanto à abordagem do problema foi classificada como qualitativa, já em relação aos objetivos foi utilizada a pesquisa descritiva, e com relação aos procedimentos técnicos utilizou-se a pesquisa bibliográfica e de levantamento, uma vez que aplicamos um questionário juntos aos professores pelo Google Forms. Os resultados da pesquisa revelaram que foi possível observar a importância de se investigar, explorar e compreender que mesmo os professores dando importância máxima para o conteúdo os alunos têm dificuldade para assimilar e interpretar gráficos de questões que envolvem um simples raciocínio. Vale ressaltar inda que a pesquisa mostrou que os livros didáticos não desenvolvem de forma adequada o assunto e a maioria dos professores não fazem uso de laboratórios para ministrar aulas e não tem conhecimento de aplicativos que criem gráficos para serem usados em atividades em sala de aula. Destacando que os professores relataram não ter dualidades para criar atividades e os que fazem uso de aplicativos deram destaque para a Planilha Eletrônica Excel. Diante disso, foi proposta uma sequência didática com o intuito de minimizar as dificuldades levantadas pela pesquisa. |
Abstract: | The main objective of this research was to investigate with Elementary School II teachers the difficulties that students have in relation to Statistical Education, with regard to the interpretation of graphics. The study was developed with teachers of Elementary School II of Vale do Mamanguape/PB in state and municipal schools under the following research problem: Reading and interpretation of graphics. The main theorists who supported the research were Walichinski (2014) and Damin (2014). The methodology adopted in the development of the research regarding the approach to the problem was classified as qualitative, in relation to the objectives, descriptive research was used, and in relation to technical procedures, bibliographic and survey research was used, since we applied a questionnaire together with teachers via Google Forms. The survey results revealed that it was possible to observe the importance of investigating, exploring and understanding that even teachers giving maximum importance to the content, students find it difficult to assimilate and interpret graphs of questions that involve simple reasoning. It is also worth mentioning that the research showed that textbooks do not adequately develop the subject and most teachers do not use laboratories to teach classes and are not aware of applications that create graphics to be used in classroom activities. Emphasizing that teachers reported not having dualities to create activities and those who use applications highlighted the Excel Spreadsheet. Therefore, a didactic sequence was proposed in order to minimize the difficulties raised by the research. |
Palavras-chave: | Educação estatística Interpretação de gráficos Ensino fundamental Dificuldades dos alunos |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27685 |
Data do documento: | 7-Jul-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EdsonSilvadeSousa_TCC.pdf | TCC | 1,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
EdsonSilvadeSousa_TERMO.pdf | TERMO | 305,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons