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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28102
Tipo: TCC
Título: O CARÁTER ABUSIVO DA PUBLICIDADE DE CRÉDITO CONSIGNADO DIRECIONADA AO CONSUMIDOR IDOSO
Autor(es): CRUZ, CAMILA MARIA FÉLIX DA
Primeiro Orientador: Lourenço, Adaumirton Dias
Resumo: A presente monografia tem como objetivo analisar a abusividade da publicidade de crédito consignado direcionada ao consumidor idoso. Pretende, portanto, responder ao seguinte problema: a publicidade de crédito consignado direcionada ao consumidor idoso é abusiva? Para tanto, lançou-se mão de uma pesquisa teórica, qualitativa e descritiva. O método de abordagem empregado foi, predominantemente, o hipotético-dedutivo. Utilizou-se, também, os métodos de procedimento histórico e estatístico, bem como as técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. Isso resultou num trabalho estruturado em três capítulos. Inicialmente, aborda-se o cenário do idoso como consumidor no Brasil, frente a sua representatividade no mercado de consumo. Por conseguinte, analisa-se o grau de vulnerabilidade deste frente às armadilhas da sociedade capitalista e consumerista. Ademais, aborda-se todo o respaldo jurídico de tutela do idoso exercendo o papel de consumidor, sob à luz da Constituição Federal e dos demais institutos legais infraconstitucionais, como o Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/90) e o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/03). Ato contínuo, analisa-se o surgimento do crédito consignado dentro do ordenamento jurídico brasileiro e como essa modalidade de crédito corroborou para o patamar do superendividamento deste grupo, por meio de práticas abusivas e de má-fé por parte dos fornecedores desse tipo de empréstimo. Por fim, aborda-se os diversos conceitos da publicidade e as suas modalidades proibidas, bem como, analisa-se de que modo essa prática comercial de incentivo ao consumo, especificamente ao crédito consignado, gera casos de abusos ao consumidor idoso. Ao fim, chega-se à conclusão de que a publicidade com ênfase no incentivo à aquisição de crédito consignado por pessoa idosa é abusiva, nos termos do art. 37, § 2º, do CDC.
Abstract: A presente monografia tem como objetivo analisar a abusividade da publicidade de crédito consignado direcionada ao consumidor idoso. Pretende, portanto, responder ao seguinte problema: a publicidade de crédito consignado direcionada ao consumidor idoso é abusiva? Para tanto, lançou-se mão de uma pesquisa teórica, qualitativa e descritiva. O método de abordagem empregado foi, predominantemente, o hipotético-dedutivo. Utilizou-se, também, os métodos de procedimento histórico e estatístico, bem como as técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. Isso resultou num trabalho estruturado em três capítulos. Inicialmente, aborda-se o cenário do idoso como consumidor no Brasil, frente a sua representatividade no mercado de consumo. Por conseguinte, analisa-se o grau de vulnerabilidade deste frente às armadilhas da sociedade capitalista e consumerista. Ademais, aborda-se todo o respaldo jurídico de tutela do idoso exercendo o papel de consumidor, sob à luz da Constituição Federal e dos demais institutos legais infraconstitucionais, como o Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/90) e o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/03). Ato contínuo, analisa-se o surgimento do crédito consignado dentro do ordenamento jurídico brasileiro e como essa modalidade de crédito corroborou para o patamar do superendividamento deste grupo, por meio de práticas abusivas e de má-fé por parte dos fornecedores desse tipo de empréstimo. Por fim, aborda-se os diversos conceitos da publicidade e as suas modalidades proibidas, bem como, analisa-se de que modo essa prática comercial de incentivo ao consumo, especificamente ao crédito consignado, gera casos de abusos ao consumidor idoso. Ao fim, chega-se à conclusão de que a publicidade com ênfase no incentivo à aquisição de crédito consignado por pessoa idosa é abusiva, nos termos do art. 37, § 2º, do CDC.
Palavras-chave: Consumidor idoso
Crédito consignado
Publicidade
Abusividade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Jurídicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28102
Data do documento: 7-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC - Direito - João Pessoa

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