Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28946
Tipo: TCC
Título: OXENTE BRIGADERIA: Um Plano de Negócios Super Doce.
Autor(es): DOS SANTOS CORDEIRO, ELLEN
Primeiro Orientador: Saturnino, Valéria
Resumo: O presente estudo tem como objetivo verificar a viabilidade financeira de uma brigaderia com sabores regionais em modelo e-commerce em João Pessoa. O documento irá apresentar os principais pontos que devem ser seguidos para crescimento e desenvolvimento do negócio, para isso foi usado a planilha financeira do SEBRAE-PR (2018). Inicialmente foi realizada pesquisa bibliográfica e definida a metodologia quantitativa, de caráter exploratório e descritivo, em seguida, foi apresentado os resultados obtidos através da pesquisa de mercado realizada por formulário on-line, desenvolvido via Google Forms, contendo vinte questões direcionadas, onde foram obtidos cem respondentes. De acordo com a pesquisa de mercado ficou claro o interesse de 72% dos entrevistados no produto proposto. Foi detectado a existência de uma demanda potencial para crescimento do negócio e para desenvolvimento de outros nichos no mercado de brigadeiro como: atender o público com restrição de lactose e menor teor de açúcar, uma vez que 20% dos participantes evitam consumir doces; desenvolvimentos de cursos que apresentem a produção de apliques em pasta americana, além de outras oportunidades detectadas. Foi apresentado os custos de investimento inicial, os custos fixos, variáveis e receita pretendida. O negócio se mostra viável financeiramente com retorno do investimento em 33 meses, com lucratividade equivalente a 8,45% do faturamento mensal.
Abstract: The present study aims to assess the financial feasibility of a brigadier shop with regional flavors in an e-commerce model in João Pessoa. The document will present the key points to be followed for the growth and development of the business, using the financial spreadsheet from SEBRAE-PR (2018). Initially, a literature review was conducted, and the methodology was defined. Subsequently, the results obtained through an online survey were presented. According to the market research, it became clear that there is a potential demand for the growth of the business and the development of other niches in the brigadier market, such as catering to those with lactose and sugar restrictions, offering courses that teach the production of fondant appliques, among other identified opportunities. The costs of initial investment, fixed costs, variable costs, and the intended revenue were presented. The business appears financially viable, with a return on investment in 33 months and a profitability equivalent to 8.45% of monthly revenue.
Palavras-chave: Plano de Negócios
; Empreendedorismo
Confeitaria
Brigaderia
Business Plan
Entrepreneurship
Confectionery
Brigadier
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Gastronomia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28946
Data do documento: 1-Nov-2023
Aparece nas coleções:CTDR - TCC - Gastronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDSC01112023.pdf2,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons