Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29221
Tipo: TCC
Título: Reflexões sobre aprendizagem do campo aditivo
Autor(es): Cruz, Gabriela de Oliveira da
Primeiro Orientador: Varella, Vinícius Martins
Resumo: Este trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a aprendizagem dos alunos no campo aditivo, estudados por Vergnaud. Por tratar-se de uma pesquisa bibliográfica, selecionamos 2 textos, no período de 2017. Para a fundamentação os principais teóricos foram, Gérard Vergnaud (1990), Claudia Gomes Araujo (2015) e Tamara Versteg Vitali (2017). Após essa seleção, fizemos a leitura e analisamos a pesquisa feita pelos autores. Essa análise foi realizada fazendo a leitura e reflexões dos resultados encontrados com o texto de Vergnaud (1990). Os resultados mostraram que as atividades desenvolvidas contribuem para o desenvolvimento da habilidade de resolver problemas do campo conceitual aditivo.
Abstract: This work aims to reflect on student learning in the additive field, studied by Vergnaud. As this is a bibliographical research, we selected 2 texts, in the period of 2017. For the basis, the main theorists were Gérard Vergnaud (1990), Claudia Gomes Araujo (2015) and Tamara Versteg Vitali (2017). After this selection, we read and analyzed the research carried out by the authors. This analysis was carried out by reading and reflecting on the results found in the text by Vergnaud (1990). The results showed that the activities developed contribute to the development of the ability to solve problems in the additive conceptual field.
Palavras-chave: Campo conceitual aditivo
Matemática
Situações - problemas
Aprendizagem - campo aditivo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29221
Data do documento: 31-Out-2023
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GOC27112023.pdf1,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons