Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29372
Tipo: | TCC |
Título: | A Pedagogia da alternância na licenciatura em Pedagogia/PRONERA/UFPB: contribuições à comunidade camponesa |
Autor(es): | Batista, Ivonete Lopes |
Primeiro Orientador: | Menezes, Ana Célia Silva |
Resumo: | O presente trabalho trata da Pedagogia da Alternância, proposta teórico-metodológica do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), assumido no curso de Pedagogia ofertado pela Universidade Federal da Paraíba, em turma específica do PRONERA. A pesquisa tem como objetivo: Explicitar a repercussão da Pedagogia da Alternância do curso de licenciatura em Pedagogia/PRONERA/UFPB, na comunidade quilombola de Mituaçu (Conde-PB). Esta pesquisa desdobra-se nos seguintes objetivos específicos: Contextualizar a Pedagogia da Alternância e o PRONERA, apontando sua origem, especificidades e contribuições à formação do(a) educador(a) do campo; identificar os desafios e dificuldades da alternância no curso de Pedagogia/PRONERA/UFPB; identificar a incidência e repercussão da formação por alternância na comunidade e na vida do(s) estudante(s) egresso(s) do curso. Estudar a Pedagogia da Alternância no PRONERA e suas repercussões na comunidade quilombola envolve a repercussão da formação por alternância na comunidade e na vida dos estudantes egressos do curso. Para fundamentação teórica, buscou-se os estudos de: Caldart (2004); Arroyo (2007); Gimonet (1998); Nosella (2012); Correia (2011). Trata-se de uma Pesquisa de Campo, do tipo estudo de caso, numa abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa evidenciaram que, ao longo dos períodos, foi possível a conexão com a identidade, à medida que avançava o curso, foi dada uma maior inserção na comunidade. Tais resultados confirmam que a Pedagogia da Alternância repercutiu e/ou incidiu na comunidade, colaborando com a melhoria da educação no quilombo. |
Abstract: | The present work deals with the Pedagogy of Alternation, a theoretical-methodological proposal of the National Program for Education in Agrarian Reform (PRONERA), undertaken in the Pedagogy course offered by the Federal University of Paraíba, in a specific PRONERA class. The research aims to: Explain the repercussion of the Pedagogy of Alternation of the degree course in Pedagogy/PRONERA/UFPB, in the quilombola community of Mituaçu (Conde-PB). This research unfolds into the following specific objectives: Contextualize Alternation Pedagogy and PRONERA, pointing out its origin, specificities and contributions to the training of rural educators; identify the challenges and difficulties of alternating in the Pedagogy/PRONERA/UFPB course; identify the incidence and repercussion of alternation training in the community and in the lives of student(s) graduating from the course. Studying Alternation Pedagogy in PRONERA and its repercussions on the quilombola community involves the repercussions of alternation training on the community and on the lives of students graduating from the course. For theoretical foundation, we sought the studies of: Caldart (2004); Arroyo (2007); Gimonet (1998); Nosella (2012); Correia (2011). This is Field Research, of the case study type, with a qualitative approach. The research subjects showed that, throughout the periods, connection with identity was possible, as the course progressed, greater integration into the community was achieved. These results confirm that the Pedagogy of Alternation had an impact and/or impact on the community, contributing to the improvement of education in the quilombo. |
Palavras-chave: | Educação do campo PRONERA Pedagogia da alternância Comunidade quilombola - Mituaçu |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação do campo |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29372 |
Data do documento: | 14-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia do Campo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ILB22012024.pdf | 521,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons