Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29372
Tipo: TCC
Título: A Pedagogia da alternância na licenciatura em Pedagogia/PRONERA/UFPB: contribuições à comunidade camponesa
Autor(es): Batista, Ivonete Lopes
Primeiro Orientador: Menezes, Ana Célia Silva
Resumo: O presente trabalho trata da Pedagogia da Alternância, proposta teórico-metodológica do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), assumido no curso de Pedagogia ofertado pela Universidade Federal da Paraíba, em turma específica do PRONERA. A pesquisa tem como objetivo: Explicitar a repercussão da Pedagogia da Alternância do curso de licenciatura em Pedagogia/PRONERA/UFPB, na comunidade quilombola de Mituaçu (Conde-PB). Esta pesquisa desdobra-se nos seguintes objetivos específicos: Contextualizar a Pedagogia da Alternância e o PRONERA, apontando sua origem, especificidades e contribuições à formação do(a) educador(a) do campo; identificar os desafios e dificuldades da alternância no curso de Pedagogia/PRONERA/UFPB; identificar a incidência e repercussão da formação por alternância na comunidade e na vida do(s) estudante(s) egresso(s) do curso. Estudar a Pedagogia da Alternância no PRONERA e suas repercussões na comunidade quilombola envolve a repercussão da formação por alternância na comunidade e na vida dos estudantes egressos do curso. Para fundamentação teórica, buscou-se os estudos de: Caldart (2004); Arroyo (2007); Gimonet (1998); Nosella (2012); Correia (2011). Trata-se de uma Pesquisa de Campo, do tipo estudo de caso, numa abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa evidenciaram que, ao longo dos períodos, foi possível a conexão com a identidade, à medida que avançava o curso, foi dada uma maior inserção na comunidade. Tais resultados confirmam que a Pedagogia da Alternância repercutiu e/ou incidiu na comunidade, colaborando com a melhoria da educação no quilombo.
Abstract: The present work deals with the Pedagogy of Alternation, a theoretical-methodological proposal of the National Program for Education in Agrarian Reform (PRONERA), undertaken in the Pedagogy course offered by the Federal University of Paraíba, in a specific PRONERA class. The research aims to: Explain the repercussion of the Pedagogy of Alternation of the degree course in Pedagogy/PRONERA/UFPB, in the quilombola community of Mituaçu (Conde-PB). This research unfolds into the following specific objectives: Contextualize Alternation Pedagogy and PRONERA, pointing out its origin, specificities and contributions to the training of rural educators; identify the challenges and difficulties of alternating in the Pedagogy/PRONERA/UFPB course; identify the incidence and repercussion of alternation training in the community and in the lives of student(s) graduating from the course. Studying Alternation Pedagogy in PRONERA and its repercussions on the quilombola community involves the repercussions of alternation training on the community and on the lives of students graduating from the course. For theoretical foundation, we sought the studies of: Caldart (2004); Arroyo (2007); Gimonet (1998); Nosella (2012); Correia (2011). This is Field Research, of the case study type, with a qualitative approach. The research subjects showed that, throughout the periods, connection with identity was possible, as the course progressed, greater integration into the community was achieved. These results confirm that the Pedagogy of Alternation had an impact and/or impact on the community, contributing to the improvement of education in the quilombo.
Palavras-chave: Educação do campo
PRONERA
Pedagogia da alternância
Comunidade quilombola - Mituaçu
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação do campo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29372
Data do documento: 14-Nov-2023
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ILB22012024.pdf521,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons