Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29527
Tipo: Tese
Título: Extensão, pedagogia das encruzilhadas e a educação popular em direitos humanos: a efetivação do direito à educação através da Teoria dos Círculos concêntricos no caso da E. E. Belém Câmara
Autor(es): Silvino, Ângelo José Menezes
Primeiro Orientador: Borges, Maria Creusa de Araújo
Resumo: A presente pesquisa tem como principal escopo avaliar a possibilidade de ressignificação do direito à educação por intermédio da pedagogia das encruzilhadas e da educação popular em direitos humanos. Para isso utiliza, no percurso da pesquisa, do método de abordagem hipotético-dedutivo, falseando a hipótese principal a partir da utilização dos princípios e ferramentas da pesquisa-ação e das técnicas de documentação indireta (pesquisa bibliográfico e documental). Assim, primeiramente, identifica os conceitos das categorias fundantes da investigação, quais sejam: direito e educação. A partir disso, realiza o cruzo entre as teorias dos diferentes quadros-teóricos metodológicos que estudam essas categorias. Compreende, nesta senda, que o direito à educação não existe além das linhas abissais, isto é, em determinadas zonas onde se produz constantemente a inexistência e o silenciamento dos indivíduos. Propõe, através do Projeto de Extensão Efetivando o Direito à Educação (pesquisa-ação) e das ações realizadas junto a Escola Estadual Belém Câmara (Natal/RN), a possibilidade de superar esse déficit, através da educação popular em direitos humanos, pautada na pedagogia das encruzilhadas e na ecologia dos saberes. Obtém como principal resultado o sucesso parcial da estruturação metodológica de uma extensão pautada na educação popular em direitos humanos escalonada em três níveis, voltada a sala de aula, a escola e a comunidade - aqui denominada de Teoria dos Círculos Concêntricos.
Abstract: This research intends to evaluate the possibility to rewrite the meaning of the right to education through the pedagogia das encruzilhadas and the popular education in human rights. For this, in the course of the research, it uses the hypothetical-deductive method, falsifying the main hypothesis by using the principles and tools of action research and, also, the techniques of indirect documentation (bibliographic and documentary research). Thus, firstly, it identifies the concepts of the founding categories of the investigation, namely: law and education. From there, it crosses the theories of the different methodological theoretical frameworks that study these categories. It understands, in this way, that the right to education does not exist beyond the abyssal lines, that is, it doesn't exist in certain areas where individuals are constantly produced as non-existents and silenced. It proposes, through the Extension Project Efetivando o Direito à Educação (action-research) and the actions carried out with the Belém Câmara State School (Natal/RN), the possibility of overcoming this deficit, through popular education in human rights, based on the “Pedagogia das Encruzilhadas” and the ecology of knowledge. The main result is the partial success of the methodological structuring of an extension based on popular education in human rights staggered in three levels, aimed at the classroom, the school and the community - here called the Concentric Circles Theory.
Palavras-chave: Direito à educação
Extensão
Educação popular em direitos humanos
Pedagogia das encruzilhadas
Teoria dos Círculos Concêntricos
Right to education
Extension
Popular education in human rights
Concentric Circles Theory
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Jurídicas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29527
Data do documento: 31-Mar-2022
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ÂngeloJoséMenezesSilvino_Tese.pdf6,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons