Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3011
Tipo: TCC
Título: Educação de jovens e adultos: reflexões sobre métodos e aprendizagens
Autor(es): Rocha Filho, Moisés Faustino da
Primeiro Orientador: Anselmo, Roberto Derivaldo
Resumo: A trajetória educacional percorrida pelo Brasil nos revela uma triste realidade, em que se observa uma escola que até meados do século XX se mostrou como um instrumento de exclusão. Como consequência disso ainda são elevadas as taxas de analfabetismo em nosso país, já que as classes menos abastadas tinham pouco acesso à escola. O governo brasileiro vem, há muitas décadas, empenhando-se em diminuir essa triste estatística. Ao longo da história foram criados muitos programas com a finalidade de erradicar esse problema educacional. É assim que chegamos à EJA, que funciona como um meio de levar o educando fora da faixa etária regular a obter sua escolarização. A este respeito nos interessamos em saber como os docentes têm utilizado as metodologia estabelecidas para esta modalidade de ensino. O local escolhido como campo da nossa pesquisa foi a Escola Municipal Hugo Moura, na cidade de João Pessoa. Os sujeitos participantes da pesquisa foram as professoras que lecionam nas turmas da EJA da referida escola. Elas responderam ao questionário de 08 (oito) questões, durante o mês de maio de 2014. Após as leituras e os resultados obtidos na escola, chegamos à conclusão de que as professoras têm procurado fazer uso de métodos condizentes com a realidade dos alunos. Quanto aos resultados da aprendizagem, ainda não podem ser considerados excelentes, em face de algumas barreiras, dentre elas o fato de que muitos educandos trabalham durante o dia, e se sentem cansados ou mesmo desmotivados durante as aulas, que ocorrem no turno da noite.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Educação de Jovens e adultos
Políticas públicas
Ensino - aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3011
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MFRF18092014.pdf3,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.