Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3011| Tipo: | TCC |
| Título: | Educação de jovens e adultos: reflexões sobre métodos e aprendizagens |
| Autor(es): | Rocha Filho, Moisés Faustino da |
| Primeiro Orientador: | Anselmo, Roberto Derivaldo |
| Resumo: | A trajetória educacional percorrida pelo Brasil nos revela uma triste realidade, em que se observa uma escola que até meados do século XX se mostrou como um instrumento de exclusão. Como consequência disso ainda são elevadas as taxas de analfabetismo em nosso país, já que as classes menos abastadas tinham pouco acesso à escola. O governo brasileiro vem, há muitas décadas, empenhando-se em diminuir essa triste estatística. Ao longo da história foram criados muitos programas com a finalidade de erradicar esse problema educacional. É assim que chegamos à EJA, que funciona como um meio de levar o educando fora da faixa etária regular a obter sua escolarização. A este respeito nos interessamos em saber como os docentes têm utilizado as metodologia estabelecidas para esta modalidade de ensino. O local escolhido como campo da nossa pesquisa foi a Escola Municipal Hugo Moura, na cidade de João Pessoa. Os sujeitos participantes da pesquisa foram as professoras que lecionam nas turmas da EJA da referida escola. Elas responderam ao questionário de 08 (oito) questões, durante o mês de maio de 2014. Após as leituras e os resultados obtidos na escola, chegamos à conclusão de que as professoras têm procurado fazer uso de métodos condizentes com a realidade dos alunos. Quanto aos resultados da aprendizagem, ainda não podem ser considerados excelentes, em face de algumas barreiras, dentre elas o fato de que muitos educandos trabalham durante o dia, e se sentem cansados ou mesmo desmotivados durante as aulas, que ocorrem no turno da noite. |
| Abstract: | No abstract |
| Palavras-chave: | Educação de Jovens e adultos Políticas públicas Ensino - aprendizagem |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3011 |
| Data do documento: | 2014 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MFRF18092014.pdf | 3,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
