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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30721
Tipo: TCC
Título: O brincar e a natureza: vivências na creche
Autor(es): Costa, Maria Tatiana Lima
Primeiro Orientador: Costa, Efigênia Maria Dias
Resumo: O brincar é um direito da criança e a natureza um lugar potente que oferece à professora uma infinidade de elementos capazes de promover o desenvolvimento de experiências brincantes, educativas e humanizadoras. Com base nesta premissa, o presente trabalho tem como objetivo destacar a importância do brincar com a – e na – natureza na infância. Para isto, apresentamos uma discussão bibliográfica fundamentada em documentos como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010), o Manual de Orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria (2019) e as obras de Piorsky (2016), Barros (2018), Horn e Barbosa (2022) e Tiriba (2023). Levando em consideração o objetivo proposto, a pesquisa-ação colaborativa, com abordagem qualitativa é assumida como opção metodológica deste trabalho. Através da pesquisa identificamos que o uso dos elementos da natureza para o brincar com as crianças na creche possibilita resultados significativos, entre eles: a (re)significação do olhar da professora sobre o brincar na educação infantil; o desenvolvimento de uma prática pedagógica potente; a criação de uma atmosfera prazerosa de aprendizagem; o aprendizado e o desenvolvimento da criança em seus diversos aspectos: físico, psicológico, intelectual e social. No entanto, percebemos que a visão equivocada e reducionista de criança e de educação infantil por parte de muitos profissionais de creches e pré-escolas retira das crianças pequenas a garantia do direito do seu pleno desenvolvimento integral. Por isso acreditamos na importância da formação inicial e continuada de professores e professoras, pois o acesso ao conhecimento é fundamental para o desenvolvimento de uma educação pública, gratuita e de qualidade a ser oferecida às crianças nas instituições de educação infantil.
Abstract: Playing is a child's right, and nature is a powerful place that provides the teacher an infinite number of elements capable of promoting the development of playful, educational and humanizing experiences. Based on this, this research aims to highlight the importance of playing with – and in – nature in childhood. For this purpose, here we present a bibliographical discussion based on documents such as the National Curricular Guidelines for Early Childhood Education (2010), the Guidance Manual of the Brazilian Society of Paediatrics (2019), and the works of Piorsky (2016), Barros (2018), Horn and Barbosa (2022), and Tiriba (2023). Considering the proposed objective, collaborative action research using a qualitative approach is assumed as a methodological option for this work. Through this research, we identified that the use of natural elements to play with children in daycare centres enables significant results, including the (re)signification of the teacher's perspective on playing in early childhood education; the development of a powerful pedagogical practice; the creation of a pleasant learning atmosphere; and the child's learning and development in its various aspects, such as physical, psychological, intellectual and social. However, we also realize that the mistaken and reductionist view of children and early childhood education by many daycare and preschool professionals deprives young children of the guarantee of their right to a full development. That is why we believe in the importance of initial and continuing teacher training, as access to knowledge is fundamental to develop a free and quality public education offered to children in childhood education institutions.
Palavras-chave: Brincar
Criança
Creche
Natureza
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30721
Data do documento: 9-Mai-2024
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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