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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32805
Tipo: | TCC |
Título: | Alfabetização de jovens, adultos e idosos: a implementação do Projeto Alfabetização Social Voluntária no município de João Pessoa |
Autor(es): | Saccoccio, Anita Menechino |
Primeiro Orientador: | Calaça, Suelídia Maria |
Resumo: | Este trabalho analisou a implementação e o funcionamento do Projeto Alfabetização Social Voluntária da Prefeitura de João Pessoa – PB, orientando-se nos seguintes objetivos centrais: refletir sobre as concepções de alfabetização e letramento na Educação de Jovens, Adultos e Idosos; historicizar a Educação de Jovens, Adultos e Idosos no Brasil; e caracterizar o Projeto Alfabetização Social Voluntária, destacando suas possíveis contribuições para a EJAI na cidade de João Pessoa. O estudo primeiramente abordou as concepções de alfabetização e letramento, fundamentadas nas contribuições teóricas de Paulo Freire (2011), Magda Soares (2015) e Suzana Schwartz (2024). Em seguida, examinou a trajetória de programas de alfabetização implementados a partir da década de 1960: CEPLAR, Cruzada ABC, MOBRAL, Programa Alfabetização Solidária e Programa Brasil Alfabetizado, contextualizando-os em seus períodos históricos e gestões governamentais. Além da revisão teórica, o estudo analisou a inserção do Projeto de Alfabetização Social Voluntária no cenário da Educação de Jovens, Adultos e Idosos em João Pessoa. O percurso metodológico deste trabalho foi realizado a partir da pesquisa de natureza qualitativa, utilizando os procedimentos da pesquisa documental. O projeto, que atua em espaços não escolares, como associações e centros comunitários, foi discutido desde sua criação, passando pelos desafios enfrentados durante sua implementação, até suas contribuições para a educação na cidade. O trabalho conclui que, apesar das dificuldades, o projeto contribui significativamente para o avanço da alfabetização em João Pessoa, reforçando a importância de iniciativas comunitárias e políticas públicas voltadas à EJA como instrumentos de transformação social e inclusão de populações historicamente marginalizadas. |
Abstract: | This study analyzed the implementation and functioning of the Voluntary Social Literacy Project of the City Hall of João Pessoa – PB, focusing on the following central objectives: reflecting on the concepts of literacy and literacies in the education of young people, adults, and the elderly; historicizing the education of young people and adults in Brazil; and characterizing the Voluntary Social Literacy Project, highlighting its potential contributions to Adult Education (EJA) in the city of João Pessoa. The study first addressed the concepts of literacy and literacies, based on the theoretical contributions of Paulo Freire (2011), Magda Soares (2015) e Suzana Schwartz (2024). Next, it examined the trajectory of literacy programs implemented since the 1960s: CEPLAR, Cruzada ABC, MOBRAL, Programa Alfabetização Solidária, and Programa Brasil Alfabetizado, contextualizing them in their historical periods and government administrations. In addition to the theoretical review, the study analyzed the insertion of the Voluntary Social Literacy Project into the context of adult education in João Pessoa. The methodological approach of this work was based on qualitative research, using documentary research procedures. The project, which operates in non-school spaces such as associations and community centers, was discussed from its creation, through the challenges faced during its implementation, to its contributions to education in the city. The study concludes that, despite the difficulties, the project significantly contributes to the advancement of literacy in João Pessoa, reinforcing the importance of community initiatives and public policies focused on EJA as instruments of social transformation and inclusion of historically marginalized populations. |
Palavras-chave: | Alfabetização de jovens e adultos Projeto Alfabetização Social Voluntária Programas de alfabetização |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32805 |
Data do documento: | 29-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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