Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33770
Tipo: TCC
Título: Ansiedade na escola: atuação do professor perante alunos com ansiedade na educação básica
Autor(es): Silva, Milena Lima da
Primeiro Orientador: Dantas, Taisa Caldas
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) discute a ansiedade no ambiente escolar, com foco na atuação dos professores diante de alunos da educ % ansiedade. A pesquisa destaca o aumento da ansiedade no contexto educacional, especialmente ão basica que manifestam sintomas de após a pandemia de COVID-19, e sua influéncia no desempenho académico e na saúde mental dos estudantes. O principal objetivo ¢ analisar o impacto da ansiedade no rendimento escolar e identificar estratégias eficazes que os professores podem adotar para apoiar esses alunos. O estudo faz uma revisao bibliografica de materiais publicados entre 2018 e 2024, abrangendo estudos nacionais e internacionais. A pesquisa explora as percepgdes dos professores sobre o problema e as intervengdes que tém sido aplicadas para lidar com alunos ansiosos, avaliando a eficacia dessas abordagens. Os resultados mostram que a ansiedade prejudica o desempenho académico, o bem-estar emocional e a socialização dos estudantes, causando dificuldades de concentragdo, queda nas notas e aumento do absenteismo. A intervenção dos professores ¢ essencial, com énfase na criagdo de um ambiente acolhedor, no fortalecimento dos vinculos afetivos e no uso de praticas pedagogicas voltadas ao desenvolvimento emocional e à resiliéncia. O estudo conclui que o combate a ansiedade nas escolas exige uma abordagem multidimensional, que envolve mudangas pedagogicas e um suporte emocional fortalecido. A adoção de intervengdes baseadas em evidéncias pode não apenas reduzir os efeitos negativos da ansiedade, mas também promover um ambiente escolar que favoreca o desenvolvimento académico e socioemocional dos alunos.
Abstract: This Final Year Project (FYP) discusses anxiety in the school environment, focusing on teachers' roles in addressing students in basic education who exhibit symptoms of anxiety. The research highlights the increase in anxiety within the educational context, especially after the COVID-19 pandemic, and its influence on students' academic performance and mental health. The primary goal is to analyze the impact of anxiety on school performance and to identify effective strategies that teachers can adopt to support these students.The study conducts a literature review of materials published between 2018 and 2024, covering both national and international studies. It explores teachers' perceptions of the issue and the interventions applied to manage anxious students, assessing the effectiveness of these approaches. The findings show that anxiety negatively affects academic performance, emotional well-being, and student socialization, leading to concentration difficulties, declining grades, and increased absenteeism. Teacher intervention is crucial, with an emphasis on creating a welcoming environment, strengthening emotional bonds, and using pedagogical practices focused on emotional development and resilience.The study concludes that addressing anxiety in schools requires a multidimensional approach, involving pedagogical changes and strengthened emotional support. The adoption of evidence-based interventions can not only mitigate the negative effects of anxiety but also promote a school environment that fosters both academic and socioemotional development in students.
Palavras-chave: Ansiedade
Educação emocional
Escola
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33770
Data do documento: 29-Out-2024
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MLS04122024.pdf7,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons