Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3408
metadata.dc.type: TCC
Title: Dificuldades de aprendizagem na educação infantil
metadata.dc.creator: Souza, Aldilene Farias de
metadata.dc.contributor.advisor1: Sobreira, Jessica Lobo
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho trata sobre as dificuldades de aprendizagem na educação infantil e seu conteúdo apresenta uma análise de como acontece os processos de aprendizagem e o desenvolvimento das crianças, faz-se também reflexões sobre a necessidade de se prevenir e/ou detectar as dificuldades de aprendizagem na educação infantil como uma forma de agilizar a intervenção adequada a fim de garantir o sucesso escolar dessas crianças. Os objetivos são de caracterizar os fatores que influenciam na aprendizagem dos alunos bem como, ressaltar a importância de uma prática pedagógica comprometida com as exigências de inclusão do contexto atual. O tipo de pesquisa é bibliográfico e de caráter qualitativo. Através desta pesquisa podemos concluir que o diagnóstico das dificuldades de aprendizagem requer uma análise cuidadosa dos fatores internos e externos, procurando compreender de maneira integral os processos cognitivos, emocionais, orgânicos, familiares, sociais e pedagógicos que interferem no processo de aprendizagem das crianças. Também é possível perceber a urgência de se dar uma maior atenção a este tipo de problema enfrentado pelas escolas pois, muitas vezes a evasão e a repetência estão relacionadas a algum tipo de dificuldade de aprendizagem.
Abstract: This paper deals with learning difficulties in kindergarten and its contents presented an analysis of how the learning process happens and development of children, he is also thinking about the need to prevent and / or detect learning difficulties in early childhood education as a way to expedite the proper intervention to ensure the academic success of these children. The objectives were to characterize the factors that influence student learning as well as highlight the importance of a pedagogical practice committed to the requirements for inclusion of the current context. The type of literature and research was qualitative. Through this research we can conclude that the diagnosis of learning disabilities requires a careful analysis of internal and external factors, trying to understand holistically the cognitive processes, emotional, physical, family, social and pedagogical practices that interfere with the learning process of children. It was also possible to realize the urgency of giving greater attention to this type of problem faced by schools, because many times the dropout and repetition are related to some type of learning disability.
Keywords: Dificuldades de Aprendizagem
Inclusão
Educação Infantil
Learning Disabilities
Inclusion
Early Childhood Education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3408
Issue Date: 25-Nov-2016
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AFS25112016.pdf857,78 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.