Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3480
metadata.dc.type: TCC
Title: Crianças autistas e sua inclusão na educação infantil
metadata.dc.creator: Lacerda, Joasliny de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Dias, Adelaide Alves
metadata.dc.description.resumo: O trabalho tem como objetivo investigar as práticas pedagógicas de inclusão educacional da criança com autismo nas escolas municipais de João Pessoa, que oferecem educação infantil e avaliar a efetividade dessas práticas no acesso e na permanência dessas crianças nas pré- escolas, na perspectiva dos professores e pais das crianças autistas. Foi realizada uma pesquisa exploratória do tipo qualitativa em três momentos: no primeiro uma pesquisa histórica sobre o autismo e a educação inclusiva. No segundo momento uma pesquisa documental da legislação específica nacional e internacional do autismo. No terceiro a pesquisa empírica junto a 8 (oito) sujeitos, sendo 3 (três) professores, 3 (três) acompanhantes e 2 (dois) pais. Foram utilizados como instrumentos, a observação participante das práticas pedagógicas desenvolvidas com as crianças autistas e a entrevista semi-estruturada com os professores, acompanhantes e pais. Também utilizamos o diário de campo para os registros de observações realizadas. Com os dados coletados iniciamos uma análise de conteúdo por meio de codificação, categorização e descrição analítica. Foi possível agrupar conjuntos de falas representativas de cinco categorias e análises, foram elas: A formação para os profissionais; Acolhida da criança com autismo; Dificuldades em lidar com a criança com autismo; Família/ Escola/ Amigos; Importância do ensino regular para a criança autista. Com base nos resultados encontrados identificamos que os profissionais envolvidos sentem a necessidade de qualificação adequada para lidar com as crianças autistas. De acordo com os relatos, os sujeitos entrevistados mostraram dificuldade de chamar atenção das crianças autistas para participar das atividades desenvolvidas em sala de aula. Porém, identificamos através das observações a aceitação dos outros alunos da sala regular, com os alunos autistas e em algumas situações o contato direto das crianças autistas com os demais.
Abstract: The objective of this study is to investigate the pedagogical practices of educational inclusion of children with autism in the municipal schools of João Pessoa who offer early childhood education and to evaluate the effectiveness of these practices in the access and permanence of these children in preschools, from the perspective of teachers and parents of autistic children. An exploratory research of the qualitative type was carried out in three moments: in the first, a historical research in autism and inclusive education. In the second moment a documentary research of the specific national and international legislation of the autism. We also used the field diary for records of observations made. With the collected data we begin a content analysis through codification, categorization and analytical description. It was possible to group sets of statements representative of five categories and analyzes, they were: Training for professionals; Welcoming the child with autism; Difficulties in dealing with the child with autism; Family / School / Friends; Importance of regular education for the autistic child. Based on the results we have identified that the professionals involved feel the need for adequate qualification to deal with autistic children. According to the reports, the subjects interviewed showed difficulty in drawing attention from the autistic children to participate in the activities developed in the classroom. However, we identified through the observations the acceptance of the other students of the regular classroom, with the autistic students and in some situations the direct contact of the autistic children with the others.
Keywords: Autismo
Educação Infantil
Educação Inclusiva
Autism
Child education
Inclusive education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3480
Issue Date: 1-Feb-2018
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JSL01022018.pdf637,77 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.