Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3492
Tipo: | TCC |
Título: | Cognição e aprendizagem: noção de número e aplicabilidade |
Autor(es): | Silva, Mariana Rocha Paulino da |
Primeiro Orientador: | Batista, Jaqueline Brito Vidal |
Resumo: | O presente trabalho tem como tema o raciocínio lógico-matemático na infância e sua aplicabilidade no âmbito escolar. Por meio de uma pesquisa qualitativa, aplicamos um projeto numa escola localizada na cidade de João Pessoa (PB), com 24 alunos do 1o ano do ensino fundamental. Nosso objetivo foi analisar como se dá o processo de aquisição do raciocínio lógico-matemático na infância, até os 6 anos de idade. Para isto, nosso apoio teórico na construção deste trabalho se deu através da análise da Teoria Cognitiva do Desenvolvimento Infantil de Jean Piaget e algumas abordagens sobre o desenvolvimento lógico-matemático na infância. Para uma análise comprobatória, elaboramos o projeto sobre matemática, no intuito de servir de aplicação para nossa pesquisa. Os resultados deste trabalho se consolidaram por intermédio do relato feito pela professora da turma. A mesma enfatizou que esta aplicação foi de grande importância para a aprendizagem dos alunos da turma. A metodologia buscou trazer recursos lúdicos e interdisciplinares para uma maior aprendizagem e interação da turma. Ao final desta construção, percebemos que esta pesquisa influenciou positivamente na trajetória educacional de crianças que estão em plena fase de descoberta dos conhecimentos relacionados à fase das operações concretas. |
Abstract: | The present paper has the childhood logical-mathematical reasoning as the main theme, as well as its applicability in school scope. Through qualitative research, a project was followed in a school in the city of João Pessoa-PB, in Brazil, with 24 first- grade students. The goal was to analyse how the acquisition of logical-mathematical reasoning process takes place in childhood, up to six years-old. For that matter, we had the theoretical support and analysis of Jean Piaget’s Cognition Theory in children development and some approaches of logical-mathematical development. For a supporting analysis, the project was planned over Mathmatics, with the purpose of application in our research. The results were consolidated by the teacher’s report, who accentuates that this applicability was of great importance for those students. The methodology used searched for ludic and interdisciplinary resources for wider learning and higher class interaction. By the end of this construction, we realized the positive influence of this research project in children educational path, for they are in knowledge acquisition stage, related to concrete operation moment. |
Palavras-chave: | Ensino - matemática Cognição Raciocínio lógico - matemática |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3492 |
Data do documento: | 5-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MRPS05122017.pdf | 2,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.