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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35044
Tipo: TCC
Título: Benefícios do contato com a natureza na aprendizagem das crianças: uma revisão de escopo
Autor(es): Santos, Vanide Alves dos
Primeiro Orientador: Pessoa, Viviany Silva
Resumo: A interação com a natureza pode contribuir positivamente para o desenvolvimento infantil, estimulando habilidades físicas, aprendizado, memória e sociabilidade. No entanto, nota-se que as crianças estão se distanciando do ambiente natural, passando mais tempo em espaços fechados e fazendo uso de tecnologias. O Transtorno de Déficit de Natureza - TDN, refere-se às consequências adversas da ausência de interação das crianças com o meio ambiente, podendo afetar sua saúde física e psicológica. O objetivo desta pesquisa foi fazer uma revisão de escopo das publicações científicas com propostas que promovam o contato das crianças com a natureza. O método utilizado foi a pesquisa exploratória, sendo um estudo transversal com abordagem qualitativa por meio de uma revisão de escopo. Como resultados, os estudos destacaram a importância do contato entre crianças e a natureza para o crescimento infantil, pois essa interação aprimora o aprendizado, a participação ecológica, a socialização, a atenção e a memória. Assim, proporcionar às crianças contato com a natureza é um investimento na formação de indivíduos saudáveis e conscientes, que contribuirão na conservação do planeta para as próximas gerações.
Abstract: nteraction with nature can contribute positively to children's development, stimulating physical skills, learning, memory and sociability. However, it is noticeable that children are distancing themselves from the natural environment, spending more time indoors and using technology. Nature Deficit Disorder (NDD) refers to the adverse consequences of children's lack of interaction with the environment, which can affect their physical and psychological health. The aim of this research was to carry out a scoping review of scientific publications with proposals that promote children's contact with nature. The method used was exploratory research, a cross-sectional study with a qualitative approach through a scoping review. As a result, the studies highlighted the importance of contact between children and nature for children's growth, as this interaction improves learning, ecological participation, socialization, attention and memory. Thus, providing children with contact with nature is an investment in the formation of healthy and aware individuals, who will contribute to the conservation of the planet for generations to come.
Palavras-chave: Contato com a natureza
Revisão de escopo
Aprendizagem
Desenvolvimento infantil
Déficit de natureza
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicopedagogia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35044
Data do documento: 14-Out-2024
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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