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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35044
Tipo: | TCC |
Título: | Benefícios do contato com a natureza na aprendizagem das crianças: uma revisão de escopo |
Autor(es): | Santos, Vanide Alves dos |
Primeiro Orientador: | Pessoa, Viviany Silva |
Resumo: | A interação com a natureza pode contribuir positivamente para o desenvolvimento infantil, estimulando habilidades físicas, aprendizado, memória e sociabilidade. No entanto, nota-se que as crianças estão se distanciando do ambiente natural, passando mais tempo em espaços fechados e fazendo uso de tecnologias. O Transtorno de Déficit de Natureza - TDN, refere-se às consequências adversas da ausência de interação das crianças com o meio ambiente, podendo afetar sua saúde física e psicológica. O objetivo desta pesquisa foi fazer uma revisão de escopo das publicações científicas com propostas que promovam o contato das crianças com a natureza. O método utilizado foi a pesquisa exploratória, sendo um estudo transversal com abordagem qualitativa por meio de uma revisão de escopo. Como resultados, os estudos destacaram a importância do contato entre crianças e a natureza para o crescimento infantil, pois essa interação aprimora o aprendizado, a participação ecológica, a socialização, a atenção e a memória. Assim, proporcionar às crianças contato com a natureza é um investimento na formação de indivíduos saudáveis e conscientes, que contribuirão na conservação do planeta para as próximas gerações. |
Abstract: | nteraction with nature can contribute positively to children's development, stimulating physical skills, learning, memory and sociability. However, it is noticeable that children are distancing themselves from the natural environment, spending more time indoors and using technology. Nature Deficit Disorder (NDD) refers to the adverse consequences of children's lack of interaction with the environment, which can affect their physical and psychological health. The aim of this research was to carry out a scoping review of scientific publications with proposals that promote children's contact with nature. The method used was exploratory research, a cross-sectional study with a qualitative approach through a scoping review. As a result, the studies highlighted the importance of contact between children and nature for children's growth, as this interaction improves learning, ecological participation, socialization, attention and memory. Thus, providing children with contact with nature is an investment in the formation of healthy and aware individuals, who will contribute to the conservation of the planet for generations to come. |
Palavras-chave: | Contato com a natureza Revisão de escopo Aprendizagem Desenvolvimento infantil Déficit de natureza |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Psicopedagogia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35044 |
Data do documento: | 14-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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