Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3515
metadata.dc.type: TCC
Title: A importância da música como meio facilitador no processo de desenvolvimento da criança
metadata.dc.creator: Barros, Laís Jamille Franklin Barbalho de
Batista, Maria Marilene
Silva, Sâmela Lídia Sabatelli Monteiro da
metadata.dc.contributor.advisor1: Ramos, Isolda Ayres Viana
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar as contribuições que a música proporciona no desenvolvimento da criança e a maneira como ela está sendo utilizada pelos professores que atuam na educação infantil, pois a música vista como método facilitador no processo de desenvolvimento da criança, pode desenvolver a capacidade de concentração, a memorização de conteúdos, e isto já é utilizado com as crianças desde cedo com as canções de ninar, e as brincadeiras que eles fazem em casa mesmo com seus colegas ou familiares, e apesar deste campo ser bem favorável no aprendizado da criança, pouco é aproveitado dele no ambiente educacional. Para desenvolver esta pesquisa, foi adotada uma metodologia qualitativa de investigação, utilizando como instrumentos, questionários, e a observação. Os sujeitos foram professoras polivalentes da Educação Infantil. No decorrer da pesquisa se tornou notório que a música está intimamente ligada à Educação Infantil, pois ela propõe o desenvolvimento de capacidades relevantes para o amadurecimento da criança.
Abstract: This work aims to analyze the contributions that music provides in the development of the child and the way in which it is being used by teachers who work in early childhood education, since music as a facilitating method in the child's development process can develop the capacity of Concentration, memorization of contents, and this is used with children from early on with lullabies, and the games they do at home even with their classmates or relatives, and although this field is quite supportive in the child's learning, little Is harnessed from it in the educational environment. To develop this research, a qualitative research methodology was adopted, using as instruments, questionnaires, and observation. The subjects were multipurpose teachers of Early Childhood Education. In the course of the research it became clear that music is closely linked to Early Childhood Education because it proposes the development of abilities relevant to the child's maturation.
Keywords: Ensino - música
Educação infantil
Desenvolvimento infantil
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3515
Issue Date: 12-Jun-2017
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LJFBB20062017.pdf766,94 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.