Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3531
Tipo: TCC
Título: A formação do pedagogo dos espaços não formais de educação: contribuições do currículo do curso de Pedagogia da UFPB
Autor(es): Jesus, Natália Victor de
Primeiro Orientador: Pereira, Maria Zuleide da Costa
Resumo: Este trabalho tem como objetivo lançar um olhar sobre o curso de Pedagogia presencial do campus I da UFPB, quer investigar as contribuições do currículo desse curso para a formação do pedagogo,que atua em espaços não formais de educação. Espaços estes que vêm se multiplicando a cada dia, devido a má qualidade de ensino ofertado pelo poder público, como também as camadas de menor prestigio na sociedade. A educação não formal ocorre fora dos muros das escolas, em associações comunitárias, sede de sindicatos, movimentos sociais e em ONGS. Como toda a prática educativa a mesma ocorre de maneira estruturada e organizada mediante as necessidades da população que se encontra em seu entorno. Seu maior objetivo é empoderar o cidadão sobre seus direitos, tornando-os protagonistas de sua própria história, como também agentes de mudanças e transformações ocorridas no bairro em que o mesmo se vivem. Na concretização dessa prática educativa em espaços não-formais encontra-se o pedagogo, responsável pela formação dos educadores sociais, mediação entre a comunidade educativa e os centro de formações, execução, planejamento e acompanhamento de projetos. Assim parece indispensável analisar como o currículo do curso de Pedagogia presencial, através de seus planos de curso e ementas, além de outras informações coletadas em ONGS e com os próprios pedagogos, a fim de saber como próprios pedagogos se vêm durante a sua formação inicial na UFPB. Só assim, poderemos desvelar as contribuições em sentido mais amplo que FAVORECEM a formação deste profissional.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Educação não formal
Currículo
Pedagogo
ONGs
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3531
Data do documento: 26-Mai-2017
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NVJ15062017.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.