Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3541
metadata.dc.type: TCC
Title: O papel do professor na aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual em uma sala regular na rede pública de ensino
metadata.dc.creator: Silva, Mayara Roberta Monteiro da
metadata.dc.contributor.advisor1: Ramos, Isolda Ayres Viana
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo com o tema “O papel do professor na aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual em uma sala regular de ensino”, teve por objetivo compreender como se dá a aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual em uma sala regular de ensino. Atrelada a isso, procuramos acompanhar os caminhos trilhados pela professora na sua prática pedagógica executando um trabalho efetivo nesse contexto, fazer leituras sobre a temática, analisar as indicações dadas pelos estudiosos com relação às metodologias de ensino que poderão favorecer a aprendizagem desses alunos, verificar na escola, durante o período dos estágios, que materiais eram disponibilizados para a professora exercer o seu trabalho, e que apoio recebia da equipe pedagógica da escola. Ancorada pelo estudo dos teóricos da área, numa perspectiva de detectar as ações didático-pedagógicas que poderão facilitar a superação das dificuldades que afetam a aprendizagem dos alunos, provocadas pela deficiência nas suas limitações cognitivas, também procuramos nos aproximar de métodos e técnicas de alfabetização apropriados para facilitar os processos de ensino e aprendizagem, numa perspectiva de futuramente ter condições de usá-los pela constatação de que há total possibilidade de através deles, produzir a interação destes alunos em sala de aula de ensino regular, não só com os colegas mas através dos processos de alfabetização. A pesquisa se desenvolveu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Flávio Ribeiro Coutinho, no município de Bayeux e os dados obtidos foram coletados junto a uma professora que trabalha numa sala regular e com dois alunos com deficiência intelectual. Concluímos que algumas ações educacionais deverão ser implementadas a partir do momento da formação inicial, seguindo em direção da formação continuada, para que ocorra efetivamente a inclusão de alunos com deficiência intelectual.
Abstract: The present study with the theme "The role of the teacher in the learning of students with intellectual disabilities in a regular classroom", aimed to understand how the learning of students with intellectual disabilities in a regular classroom. Linked to this, we seek to follow the paths taken by the teacher in her pedagogical practice, performing an effective work in this context, reading about the subject, analyzing the indications given by the students with respect to the teaching methodologies that may favor the learning of these students, during the internship period, what materials were made available for the teacher to carry out her work, and what support she received from the school's pedagogical team. Anchored by the study of area theoreticians, in order to detect the didactic-pedagogical actions that may facilitate the overcoming of the difficulties that affect the students' learning, caused by the deficiency in their cognitive limitations, we also try to approach appropriate methods and literacy techniques in order to facilitate the teaching and learning processes, with a view to being able to use them in the future, through the realization that there is a total possibility of them, to produce the interaction of these students in the regular classroom, not only with their colleagues but through of literacy processes. The research was carried out at the Flávio Ribeiro Coutinho Municipal School, in the municipality of Bayeux, and the data obtained were collected from a teacher who works in a regular classroom and with two students with intellectual disabilities. We conclude that some educational actions should be implemented from the moment of initial formation, moving towards continuing education, in order to effectively include the inclusion of students with intellectual disabilities.
Keywords: Deficiência intelectual
Ensino - aprendizagem
Métodos de alfabetização
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3541
Issue Date: 26-Dec-2017
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MRMS26012018.pdf1,21 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.