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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35715
Tipo: | Dissertação |
Título: | Meu nome não é Offred : enlaces e representações femininas entre a História e a Literatura em O Conto da Aia |
Autor(es): | Souza, Rafaella Monique Correia de |
Primeiro Orientador: | Maior Júnior, Paulo Roberto Souto |
Resumo: | Os sussurros e ruídos que permearam por muito tempo as relações das mulheres na História foram vencidos pelos gritos de resistência que não pediram passagem, rasgaram a tessitura de uma História que se fazia masculina, mas que estava repleta de personagens complexas, fortes, nada frágeis; personagens essas que se recusaram a calar-se. Assim, o campo de pesquisa da História das Mulheres e das Relações de Gênero tem demonstrado sua importância e necessidade, ampliando cada vez mais seus estudos e atuação. O presente trabalho propõe, dentro dessa perspectiva, analisar a participação das mulheres em dois temas presentes nos estudos de História: o ideial de mulher no Brasil Colonial (XVI-XIX) e a Segunda Onda do feminismo (1960). Esses dois temas serão discutidos recorrendo a um diálogo com a literatura no ensino de História. A obra literária utilizada é O Conto da Aia (The Handmaid’s Tale), de Margaret Atwood, que apresenta uma sociedade radicalmente hierarquizada, onde as mulheres já não possuem mais direitos e (sobre)vivem subalternamente aos homens. Ainda que ficcional, a obra permite refletir situações semelhantes vividas pelas mulheres na sociedade brasileira. Portanto, inspira-se no fato de que a literatura arranha, toca, sensibiliza e permite construir reflexões nas aulas de História. No ensino de História, vemos avançar essa discussão com professores/as e pesquisadores/as promovendo a inclusão das mulheres como agentes do processo histórico. Propomos a produção de sequências didáticas (SD) sobre os temas, utilizando a literatura como recurso didático. As SD são criadas e executadas tomando como referência o conceito de literacia histórica, de Peter Lee (2006). A proposta pedagógica é a análise das aplicações das SD a partir da etnografia escolar, com foco na observação participante. |
Abstract: | The whispers and noises that permeated women's roles in History for so long were overcome by the cries of resistance that did not ask for permission—they tore through the fabric of a history that was male-dominated, yet populated by complex, resilient, and in no way fragile characters – figures who defied silence. Thus, the field of Women's History and Gender Relations research has demonstrated its importance and necessity, increasingly expanding its studies and academic reach. This work proposes, within that perspective, to analyze women's participation in two themes present in historical studies: the ideal of womanhood in Colonial Brazil (16th–19th centuries) and the Second Wave of feminism (1960s). These two themes will be discussed through a dialogue with literature in the teaching of history. The literary work used is The Handmaid’s Tale by Margaret Atwood, which depicts a radically hierarchical society in which women no longer have rights and (barely) survive in subordination to men. Although fictional, the work allows for reflection on similar situations experienced by women in Brazilian society. Literature, therefore, becomes a powerful tool—it provokes, touches, sensitizes, and fosters critical thinking in history lectures. In the teaching of history, this discussion is progressing, with teachers and researchers promoting the inclusion of women as agents of the historical process. We propose the development of didactic sequences (DS) on the themes, using literature as a teaching resource. The DS are created and implemented based on Peter Lee’s (2006) concept of historical literacy. The pedagogical proposal involves analyzing the implementation of the DS through school ethnography, focusing on participant observation. |
Palavras-chave: | História do Brasil Ensino de História Literatura Mulheres Gênero History Teaching Literature Women Brazilian History Gender |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | História |
Programa: | Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA) |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35715 |
Data do documento: | 26-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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